Por Paulo Alves, para o TechTudo


Usuários de smartphone com Windows 10 Mobile já não têm acesso ao aplicativo oficial do Instagram na loja do sistema. Desde a última semana, o app da rede social está disponível para download apenas em computadores e tablets com Windows 10, deixando de lado a versão para celulares. Quem ainda tem o app instalado segue usando normalmente, mas sem atualizações a caminho.

A remoção do app vem na esteira de outros apps famosos que já deixaram a plataforma, como Spotify e Amazon. O movimento ocorre meses depois que a Microsoft anunciou o fim do sistema. Desde outubro de 2017, o antigo rival de Android e iOS (iPhone) recebe apenas melhorias de segurança e é considerado um sistema "morto".

Como colocar música nos vídeos do Instagram Stories

Como colocar música nos vídeos do Instagram Stories

Uma das alternativas para usuários de Windows 10 Mobile é usar a versão web do Instagram no navegador Microsoft Edge. O Instagram web permite acessar o feed, publicar fotos com filtros e visualizar posts do Stories. Outras funções, como a publicação de fotos e vídeos no Stories, ou as mensagens autodestrutivas do Direct, não estão disponíveis nessa versão.

Donos de Windows Phone podem, ainda, recorrer a clientes não-oficiais – que eram a única maneira de usar o Instagram no sistema operacional até 2013, ano em que o app oficial chegou à plataforma. O mais popular é o 6tag, que traz filtros próprios, gravação de vídeos com cenas recortadas e uma função que imita o recurso de desfoque de fundo do Instagram para Android e iPhone.

Instagram encerra suporte do app para celulares Windows 10 Mobile — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo Instagram encerra suporte do app para celulares Windows 10 Mobile — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

Instagram encerra suporte do app para celulares Windows 10 Mobile — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

Problema com Stories Highlights; como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo