Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


O iPhone X inaugurou uma nova fase do Snapchat ao receber três filtros 3D exclusivos. As figuras que se sobrepõem ao rosto do usuário se tornaram populares em parte devido ao aplicativo, sendo adotadas porteriormente pelo Instagram e Facebook, entre outros. A diferença está na tecnologia TrueDepth, exclusiva do telefone mais poderoso da Apple, capaz de exibir máscaras com aspecto mais realista.

Elas se ajustam ao contorno do rosto com mais precisão e também se adaptam melhor à iluminação do ambiente. Por ora, são três as adições que somente donos de iPhone X podem aproveitar: uma máscara de Mardi Gras, típica das comemorações de Carnaval; um crânio do Dia dos Mortos; e um adereço dourado com coroa de flores.

iPhone X traz câmera frontal com tecnologia  que escaneia o rosto do usuário em 3D — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iPhone X traz câmera frontal com tecnologia  que escaneia o rosto do usuário em 3D — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iPhone X traz câmera frontal com tecnologia que escaneia o rosto do usuário em 3D — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Os novos filtros utilizam a tecnologia TrueDepth, que, além de permitir o desbloqueio pelo Face ID, pode ser utilizada em realidade aumentada. Dessa forma, aplicativos utilizam sensores avançados, como detectores de ponto e infravermelho, para o mapeamento 3D do rosto do usuário. O telefone consegue captar movimentos das sobrancelhas, dos olhos e da boca com mais precisão.

Novos filtros para iPhone X se ajustam melhor no rosto — Foto: Divulgação/Snapchat

Novos filtros para iPhone X se ajustam melhor no rosto — Foto: Divulgação/Snapchat

O Snapchat desenvolveu os filtros com o objetivo de entregar experiências mais realistas. As máscaras virtuais se fixam melhor na pele e, mesmo com movimentos rápidos, se ajustam à face, especialmente na bocheca e no contorno próximo do nariz.

Além disso, eles contam com efeitos melhorados, permitindo modificar o sombreamento conforme a iluminação ambiente. Também incorporam recursos do modo retrato do iPhone X, como o desfoque do fundo da imagem – também conhecido como efeito bokeh.

As máscaras foram anunciadas durante o lançamento do iPhone X, em 2017. No evento da Apple, uma prévia foi apresentada ao público, demonstrando como os filtros poderiam ser melhorados com a tecnologia da câmera frontal do aparelho.

A novidade começou a ser disponibilizada nesta semana. Por enquanto existem apenas três filtros compatíveis com a tecnologia, mas a expectativa é de que outros sejam liberados futuramente.

Novos filtros do Snapchat exploram tecnologia da câmera True Depth — Foto: Divulgação/Snapchat Novos filtros do Snapchat exploram tecnologia da câmera True Depth — Foto: Divulgação/Snapchat

Novos filtros do Snapchat exploram tecnologia da câmera True Depth — Foto: Divulgação/Snapchat

Segurança

A Apple diz que os desenvolvedores não têm acesso à criptografia do Face ID. Portanto, eles não têm como obter as informações coletadas pelos sensores, pois o algoritmo responsável pelo funcionamento impede o repasse desses dados.

Aplicativos como o Snapchat têm acesso apenas às informações de mapeamento do rosto do usuário, como o movimento ao vivo de mais de 50 expressões faciais, das pálpebras e das sobrancelhas. A Apple vetou o uso dos dados para publicidade ou monitoramento dos usuários.

iPhone X: testamos o celular e respondemos as suas perguntas

iPhone X: testamos o celular e respondemos as suas perguntas

Com informações de Verge, MacRumors e Mashable

Android ou iOS: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo