Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Apple liberou o uso de placas de vídeo externas (GPU) no macOS pela primeira vez, após anos de espera. A partir da atualização mais recente, enfim, o Mac poderá usar gráfico extra para executar jogos e editar vídeos em alta performance. O recurso está presente no Windows há muito tempo e é tido como fator decisivo na decisão de compra de usuários gamers. A novidade havia sido anunciada em junho, mas só agora chega ao público.

Apple libera o usp de placa de vídeo externa no Mac pela primeira vez — Foto: Divulgação/Apple Apple libera o usp de placa de vídeo externa no Mac pela primeira vez — Foto: Divulgação/Apple

Apple libera o usp de placa de vídeo externa no Mac pela primeira vez — Foto: Divulgação/Apple

Por enquanto, apenas alguns modelos de placa fabricados pela AMD são compatíveis com Macs. GPUs Nvidia GeForce, por outro lado, poderão operar no computador da maçã conectadas externamente, mas sem suporte oficial.

Placas gráficas externas também só funcionarão no Mac em aplicativos otimizados pelos desenvolvedores. Isso significa que apenas jogos e programas de edição atualizados para se tornarem compatíveis com a novidade poderão tirar proveito de uma GPU conectada no computador.

Além disso, é preciso ter um Mac relativamente novo para aproveitar o poder gráfico adicional. O suporte às GPUs externas está disponível apenas para máquinas equipadas com porta Thunderbolt 3. Esse tipo de conexão está disponível no MacBook Pro, iMac de 2017, além do MacBook Pro lançado em 2016 e do Mac Pro.

Veja a lista de placas gráficas suportadas atualmente pela Apple para conexão externa:

  • AMD Radeon RX 570
  • AMD Radeon RX 580
  • AMD Radeon Pro WX 7100
  • AMD Radeon RX Vega 56
  • AMD Radeon Vega 64
  • AMD Radeon Vega Frontier Edition Air
  • AMD Radeon Radeon Pro WX 9100

Vale a pena comprar um MacBook? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo