OnePlus 6 permitirá esconder polêmico recorte no topo da tela

Celular chinês segue design do iPhone X, mas permite modificar o visual do display com um recurso de software.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Próximo lançamento da chinesa OnePlus, o smartphone OnePlus 6 permitirá esconder o recorte que fica no topo da tela. O visual foi popularizado pelo iPhone X, mas atualmente causa polêmica por desagradar parcela dos consumidores. Mesmo assim, os chineses apostam no recurso para o telefone, cuja marca registrada é o elevado custo-benefício.

A forma de esconder o recorte deve apaziguar os ânimos de quem não se acostumou com a tendência lançada pela Apple. O próprio presidente da companhia, Pete Lau, confirmou a ferramenta ao ser questionado por usuários no fórum online da OnePlus.

"Topete" do OnePlus 6 poderá ser removido com uma função do sistema (Foto: Divulgação/OnePlus) "Topete" do OnePlus 6 poderá ser removido com uma função do sistema (Foto: Divulgação/OnePlus)

"Topete" do OnePlus 6 poderá ser removido com uma função do sistema (Foto: Divulgação/OnePlus)

Ao ativar a função, o telefone passa a exibir um fundo preto nas áreas laterais do topo da tela, ao redor do “topete”. Com isso, o celular deixa de ter a mesma aparência do iPhone X.

A medida segue movimentos similares adotados por empresas como a Huawei, que também permite esconder o notch do smartphone P20 usando um recurso nativo do sistema. Segundo Lau, o OnePlus 6 será lançado inicialmente sem a função, que chegará mais tarde ao aparelho por meio de atualização.

A insatisfação de alguns usuários com o visual inspirado no iPhone X faz com que existam alguns aplicativos que prometem eliminar a característica. É o caso do Nacho Notch, app que força a diminuição da tela para baixo do recorte. Alternativas do tipo, porém, tendem a apresentar funcionamento inferior ao de soluções nativas como a prometida para o OnePlus 6.

Espera-se que o smartphone chinês seja lançado até junho com especificações de ponta. O celular virá com processador Snapdragon 845 – o mesmo do Galaxy S9 – e opções com memória RAM de até 8 GB e armazenamento de 256 GB.

Com informações: The Verge

Como comprar celular nos EUA? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo