Celulares

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


O primeiro celular com sistema Android Go do mercado, o ZTE Tempo Go, começou a ser vendido nos Estados Unidos nesta semana. O smartphone com a versão mais leve do Android Oreo traz especificações que não impressionam, como a câmera traseira de 5 megapixels e frontal (selfie) de 2 megapixels. O armazenamento é de 8 GB. Ficha técnica tão limitada reflete no baixo preço de US$ 79, equivalente a R$ 260, conforme câmbio de hoje. Não há previsão de lançamento no Brasil.

ZTE Time Go é o primeiro smartphone com Android Go do mercado — Foto: Divulgação/ZTE ZTE Time Go é o primeiro smartphone com Android Go do mercado — Foto: Divulgação/ZTE

ZTE Time Go é o primeiro smartphone com Android Go do mercado — Foto: Divulgação/ZTE

O ZTE Tempo Go utilizao processador Snapdragon 210 de 4 núcleos e memória RAM de 1 GB, o que pode não render um bom desempenho em aplicações mais pesadas. Ele inclui entrada para cartão de memória microSD de até de 32 GB.

A tela de 5 polegadas tem resolução de 854x480 pixels, inferior ao Full HD que nós recomendamos na próxima vez que você for trocar de celular. No que diz respeito às conexões, o Tempo Go é compatível com redes 4G e tem saída de áudio analógico (o famoso P2 ou 3,5 milímetros).

O que é Android Go

O Android Go é uma versão do sistema operacional otimizada para dispositivos móveis com memória RAM de 1GB ou menos. Ele traz uma série de ajustes de estabilidade e desempenho, para garantir que rode corretamente nesses celulares menos potentes.

Visando smartphones de baixo custo, o foco do Android Go é voltado para modelos de entrada. Inicialmente, o programa tem dado destaque a mercados de consumidores emergentes, como a Índia e países asiáticos.

Android Oreo Go Edition é voltado para smartphones com até 1 GB de RAM — Foto: Divulgação/Google Android Oreo Go Edition é voltado para smartphones com até 1 GB de RAM — Foto: Divulgação/Google

Android Oreo Go Edition é voltado para smartphones com até 1 GB de RAM — Foto: Divulgação/Google

Para garantir melhor desempenho, o Google também desenvolveu versões adaptadas de apps já conhecidos, que exigem menos do hardware, como o Google Go, YouTube Go, Gmail Go e Maps Go. Apesar do smartphone da ZTE ser o primeiro equipado com o sistema, a TLC já anunciou que, dentro de alguns meses, seu Alcatel 1X chegará ao mercado.

Com informações: Ars Technica e 9to5Google

Mais do TechTudo