Por Filipe Garrett, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Canon lançou um sensor de altíssima resolução: o 120MXS. O equipamento ultrapassa a barreira dos 120 megapixels. O destaque está no nível de detalhes do dispositivo, exibido em alguns vídeos gravados com o uso da tecnologia. A empresa investe no desenvolvimento de sensores potentes desde 2015. Até o momento, a Canon não anunciou nenhum produto com os 120 megapixels à bordo.

A imagem abaixo mostra o resultado dessa grande resolução e compara o mesmo em vídeo gravado em Full HD e em 120 megapixels. Ao dar zoom, é possível encontrar um detalhamento muito maior no material produzido com os 120MXS. Um resultado parecido deve ser esperado de fotografias feitas a partir de um sensor com esse nível de qualidade.

À esquerda, o resultado do zoom em um vídeo feito a Full HD. À direita, o mesmo zoom num vídeo feito a 13K — Foto: Divulgação/Canon À esquerda, o resultado do zoom em um vídeo feito a Full HD. À direita, o mesmo zoom num vídeo feito a 13K — Foto: Divulgação/Canon

À esquerda, o resultado do zoom em um vídeo feito a Full HD. À direita, o mesmo zoom num vídeo feito a 13K — Foto: Divulgação/Canon

Esse nível de detalhe é possível, pois a imagem gerada pelos 120MXS tem resolução máxima de 13280 x 9184 pixels, maior que os 1920 x 1080 do Full HD. Isso significa dizer que, em uma mesma imagem, os 120MXS gravam uma quantidade extensa de informação, repesentada através dos detalhes compostos pelos milhões de pixels a mais, proporcionados pelo sensor de 13K.

Uma limitação do dispositivo está no ritmo de gravação para vídeo. O sensor está limitado a gravar vídeo até 9,4 quadros por segundo, bem inferior aos 30 FPS, tidos como mínimos para uma gravação de vídeo de boa qualidade.

120MXS pode aparecer em dispositivos de outras marcas direcionados para vigilância — Foto: Divulgação/Canon 120MXS pode aparecer em dispositivos de outras marcas direcionados para vigilância — Foto: Divulgação/Canon

120MXS pode aparecer em dispositivos de outras marcas direcionados para vigilância — Foto: Divulgação/Canon

Antes de chegar a uma câmera fotográfica voltada aos usuários, a tecnologia por trás do super-sensor da Canon pode aparecer em equipamentos de uso mais específico. Um exemplo são as câmeras de vigilância e monitoramento de multidões, como o público de um estádio lotado. A aplicação é demonstrada no vídeo da Canon:

No momento, os sensores 120MXS estão disponíveis para que fabricantes apliquem a tecnologia em seus produtos — ação parecida com a da Sony ao vender sensores para câmeras de celulares, que vão dos iPhones aos Galaxys mais poderosos.

Via Canon

Canon ou Nikon: qual é a melhor câmera? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo