Simsimi é suspenso no Brasil; entenda caso do app de chat online

Programa apontado como 'perigoso' foi removido das lojas oficiais de aplicativos do Google e Apple

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, para o TechTudo

O app SimSimi foi suspenso no Brasil na última sexta (20), após causar grande polêmica. Com um visual que atrai crianças e jovens, a aplicação grátis foi acusada de enviar mensagens inapropriadas aos usuários. O serviço, que estava disponível para Android, iPhone (iOS) e PC, já foi removido da Play Store e App Store brasileiras e está fora do ar na versão web.

De acordo com um comunicado do desenvolvedor, Sim Simi Inc., não é mais possível baixar o programa. “Isso foi inevitável porque o app SimSimi, ao menos nos últimos dias, teve um significativo impacto social negativo no Brasil”, explica. A fabricante não informou, no entanto, se o app continua rodando em aparelhos com download feito antes da data de suspensão. Nos testes realizados pelo TechTudo, foi possível usar o serviço sem qualquer dificuldade em celulares que já tinham o software instalado.

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

Redes sociais que (quase) todo mundo já usou

O SimSimi é um software que utiliza tecnologia de inteligência artificial para conversar com os usuários. O chatbot, que é conduzido por um personagem carismático, aprende com as respostas das pessoas e, assim, aumenta a sua base de dados. Os usuários também têm a opção de ensinar novas réplicas às perguntas.

SimSimi funcionou perfeitamente em celular que já tinha o programa instalado (Foto: Reprodução/) SimSimi funcionou perfeitamente em celular que já tinha o programa instalado (Foto: Reprodução/)

SimSimi funcionou perfeitamente em celular que já tinha o programa instalado (Foto: Reprodução/)

A decisão foi tomada depois que a fabricante notou uma crescente insatisfação com o programa nos últimos dias. “Parece que alguns usuários brasileiros têm ensinado respostas maliciosas a SimSimi recentemente. A maioria do teor dessas respostas é de ameaças, como assassinato ou sequestros, de crianças ou suas famílias”, informa o comunicado. Segundo os desenvolvedores, esse é um caso inédito e, por isso, decidiram remover o app do país, até ser possível novamente ter controle sobre esse tipo de abuso.

Entenda a polêmica

O SimSimi se viu, recentemente, envolvido em uma polêmica no Brasil e no mundo. O visual amigável do serviço acabou atraindo o público infantojuvenil, mesmo tratando-se de uma aplicação recomendada para maiores de 16 anos. O programa também passou despercebido por muitos pais e responsáveis, mesmo sendo especificado nas lojas de aplicativos como passível de ter conteúdo sobre “violência, conteúdo sexual e drogas”.

Visual amigável do SimSimi atrai o público infantojuvenil (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Visual amigável do SimSimi atrai o público infantojuvenil (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Visual amigável do SimSimi atrai o público infantojuvenil (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Devido ao sistema de aprendizado, o resultado apresentado pode ser inapropriado para crianças. Ameaças, palavrões e conversas de teor sexual tornaram-se constantes. Além disso, frases usando nomes de pessoas associadas a adjetivos ruins poderiam facilmente ser compartilhadas e usadas para a prática de bullying.

Depoimentos nas redes sociais e nos comentários das lojas de apps mostraram a indignação de muitos responsáveis. Em um deles, viralizado no Facebook, uma mãe afirma que o personagem ameaçava sua família de morte, o que teria deixado a criança apavorada.

Mensagem alerta mães sobre o SimSimi (Foto: Reprodução/Facebook) Mensagem alerta mães sobre o SimSimi (Foto: Reprodução/Facebook)

Mensagem alerta mães sobre o SimSimi (Foto: Reprodução/Facebook)


O app SimSimi é perigoso? Opine no Fórum do TechTudo.

Via Sim Simi

MAIS DO TechTudo