Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Telegram X, aplicativo experimental do Telegram, recebeu uma lista de novos recursos no Android. Um dos destaques é o login em várias contas ao mesmo tempo, sem a necessidade de ferramentas como o aplicativo Parallel Space e o Dual Messenger, da Samsung. Além disso, o mensageiro agora conta com novos temas e permite o envio de localização em tempo real.

Todas as funções já existiam no aplicativo padrão do serviço e agora chegam à experimental. Enquanto isso, diversos recursos continuam fazendo falta no principal mensageiro do Brasil, o WhatsApp. As novidades estão disponíveis em atualização gratuita via Google Play.

Telegram X para Android recebe novos recursos em atualização — Foto: Marvin Costa/TechTudo Telegram X para Android recebe novos recursos em atualização — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Telegram X para Android recebe novos recursos em atualização — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Um dos destaques do aplicativo, o Telegram X recebeu suporte a múltiplas contas. O novo recurso funciona como na versão convencional, precisando apenas abrir o menu lateral para criar ou acessar uma conta diferente. As conversas ficam separadas, impedindo que as informações se misturem na mesma tela.

Telegram X permite adicionar várias contas no mesmo aplicativo — Foto: Divulgação/Telegram

Telegram X permite adicionar várias contas no mesmo aplicativo — Foto: Divulgação/Telegram

O aplicativo também traz suporte ao envio de localização em tempo real no chat. Agora é possível mostrar as posições do usuário em um mapa com a distância exata entre participantes de uma conversa. A nova função também ajuda a encontrar um atalho para obter rotas entre um ponto e outro.

Ao contrário do WhatsApp, o mensageiro exibe uma notificação de compartilhamento em tempo real no topo da conversa, facilitando o acesso à informação e deixando claro para o usuário quando o recurso está ativado. O mapa integrado também conta com modo noturno automático, alternando para o tema escuro conforme o horário.

Telegram X permite envio de localização em tempo real — Foto: Divulgação/Telegram

Telegram X permite envio de localização em tempo real — Foto: Divulgação/Telegram

Com seis cores, o Telegram X recebeu novos temas para personalizar o app. Além do branco e do modo noturno, o usuário pode escolher entre as opções azul, vermelho, laranja, verde, rosa e ciano. A mudança inclui uma série de refinamentos no design, como fotos em tela cheia para canais, animações de “escrevendo”, “enviando áudio” e outras ações, como a organização por conta própria dos chats fixados no topo do app, ajustando a posição dos itens em ordem de importância.

Telegram X permite alterar tons de pele de todos os emojis de uma vez — Foto: Divulgação/Telegram

Telegram X permite alterar tons de pele de todos os emojis de uma vez — Foto: Divulgação/Telegram

Entre as demais novidades, o Telegram X passa a exibir prévias de imagens recebidas e apresenta o número de mensagens não lidas no ícone da tela inicial. Além disso, é possível eliminar todas as conversas, áudios e demais informações nas definições de armazenamento, o que garante mais privacidade ao usuário.

A nova versão do aplicativo está disponível para smartphones com Android e pode ser baixada na Play Store.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo