Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


No mês de março, um aplicativo prometeu desbancar o Instagram e o Facebook e ganhou força e popularidade em todo o mundo: a rede social Vero. Outro serviço que teve destaque no último mês foi a calculadora online do INSS que ajudou muita gente a descobrir quanto tempo falta pra se aposentar. Além disso, a preocupação com vazamento de senhas e com um vírus que atingiu máquinas de cartão de crédito no Brasil também foram assuntos muito acessados pelos leitores do TechTudo. Confira a seguir uma lista com as dez matérias mais lidas no mês de março.

Vero: rede social se destaca como rival do Instagram — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Vero: rede social se destaca como rival do Instagram — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Vero: rede social se destaca como rival do Instagram — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

1. Vero: um concorrente para o Instagram

A matéria mais lida de março explicou o que é a Vero, rede social criada em 2015, que ganhou visibilidade no mundo todo no mês passado. Ela chegou a ocupar o primeiro lugar da App Store americana, e terceiro na loja de apps do Google. Apesar de muito parecida com o rival Instagram, uma das maiores diferenças está na ausência de publicidade, o que torna a experiência mais leve para o usuário. Disponível para Android e iPhone (iOS), a Vero teve seu auge em março. Resta esperar para ver se sua popularidade entre os usuários continuará daqui para frente.

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

Como usar a Vero, rede social que quer derrubar o Instagram

2. Calculadora de aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem uma ferramenta online que diz quanto tempo falta para se aposentar. Informando alguns dados como data de nascimento, sexo e os registros de tempo trabalhado, o Meu INSS simula o tempo (anos, meses e dias) que falta para o leitor parar de trabalhar. Vale esclarecer que a calculadora apenas estipula o tempo restante, sendo necessário procurar pessoalmente o INSS para efetuar o pedido de aposentadoria.

3. Extensão diz se senha vazou na internet

Uma extensão para Google Chrome faz uma varredura na Internet e diz se seus e-mails e senhas foram vazados na Web. O LastPass é uma espécie de cofre digital que identifica senhas registradas em grandes vazamentos de dados, e ainda permite trocá-las por passwords mais fortes e seguros. A matéria foi uma das mais acessadas de março, provando que todo mundo está preocupado com a segurança na internet.

LasPass ficou em alta em março devido a preocupação com senhas vazadas na web — Foto: Reprodução/Creative Commons LasPass ficou em alta em março devido a preocupação com senhas vazadas na web — Foto: Reprodução/Creative Commons

LasPass ficou em alta em março devido a preocupação com senhas vazadas na web — Foto: Reprodução/Creative Commons

4. Posts recentes no topo do Instagram

Ainda não é a volta definitiva da ordem cronológica de posts no feed, mas o Instagram anunciou que os usuários poderão ver posts mais recentes no topo da timeline. O botão “Novos posts” levará postagens mais recentes para o início do feed, deixando o conteúdo mais atualizado, mas os algoritmos continuarão exibindo posts considerados mais relevantes para o usuário. A mudança foi anunciada em março e está sendo liberada aos poucos para os usuários.

5. WWDC 2018

Banner não dá pistas sobre o que será apresentado na WWDC 2018 — Foto: Divulgação/Apple Banner não dá pistas sobre o que será apresentado na WWDC 2018 — Foto: Divulgação/Apple

Banner não dá pistas sobre o que será apresentado na WWDC 2018 — Foto: Divulgação/Apple

A Apple anunciou em março a data da sua tradicional Conferência Mundial de Desenvolvedores: 4 a 8 de junho. O evento acontecerá em San Jose, na Califórnia, Estados Unidos, e anunciará as novidades nos sistemas operacionais da empresa (iOS, macOS, tvOS e watchOS). Uma das maiores expectativas do evento é o lançamento do iOS 12, que poderá trazer melhorias ao problemático iOS 11.

6. Vírus brasileiro afeta cartões de crédito

Outra notícia sobre segurança preocupou os leitores. Um vírus brasileiro chamado Prilex estaria sendo usado para clonar cartões de crédito. A praga atinge as maquininhas de cartão e rouba os dados dos clientes durante as transações. Após receber as informações, os criminosos fazem a clonagem do cartão e efetuam compras online e em lojas físicas com os dados da vítima. O malware se espalha pela Web e é direcionado, obviamente, aos donos de comércios que possuem a máquina de cartão de crédito.

7. Instagram e Snapchat sem GIFs

Um caso de racismo fez o Snapchat e o Instagram removerem a opção de incluir GIFs nas publicações de suas plataformas. A remoção ocorreu após a descoberta de uma animação que mostrava um contador de mortes de negros, rodado por um macaco sob comando de um homem branco. A Giphy, serviço que fornece os GIFs para as duas redes sociais, informou que houve um erro no filtro de moderação de conteúdo. Até agora o recurso não foi reestabelecido nas duas plataformas.

GIF racista foi exposto por uma usuária no Twitter — Foto: Reprodução/TechCrunch GIF racista foi exposto por uma usuária no Twitter — Foto: Reprodução/TechCrunch

GIF racista foi exposto por uma usuária no Twitter — Foto: Reprodução/TechCrunch

8. Curso de inglês grátis

O curso My English Online, do Ministério da Educação, oferece cinco níveis de aprendizado de inglês online e é totalmente gratuito. O TechTudo ensinou o passo a passo para assistir às aulas pela plataforma. O curso está disponível para estudantes de graduação e pós-graduação, professores ou servidores de instituições de ensino superior públicas e privadas que sejam parceiras do programa Idiomas sem Fronteiras.

9. Novidade no Instagram

Também em março, o Instagram liberou a marcação de links para hashtags e outros perfis na bio, a descrição do perfil. Utilizando os símbolos usuais # ou @, seguidos do tópico da hashtag ou do nome de usuário, os links poderão ser acessados direto do perfil, facilitando o acesso e dando mais visibilidade aos conteúdos. A novidade também está sendo implementada aos poucos para os usuários da rede social de foto.

Agora o Instagram permite linkar hashtags e perfis na biografia — Foto: Reprodução/Marvin Costa Agora o Instagram permite linkar hashtags e perfis na biografia — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Agora o Instagram permite linkar hashtags e perfis na biografia — Foto: Reprodução/Marvin Costa

10. Programas de música famosos nos anos 2000

Por fim, uma lista nostálgica fez os leitores voltarem aos anos 2000. O TechTudo reuniu os sete programas de músicas mais famosos naquela década, relembrando serviços como Winamp, Napster, Kazaa e eMule. Esquecidos após a evolução da nternet e o crescimento dos streamings de música, os programas agora ficam na memória dos usuários.

Primeira versão do Winamp — Foto: Reprodução/Wikipedia Primeira versão do Winamp — Foto: Reprodução/Wikipedia

Primeira versão do Winamp — Foto: Reprodução/Wikipedia

Qual é a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo