Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Android P, anunciado durante o Google I/O, terá interações por gestos similares ao iPhone X. Novidade aguardada desde abril, a nova função já está disponível para os usuários com a versão de beta do Android.

Mais do que simplesmente inspirados na novidade do iOS, os gestos visam alterar a forma pela qual o usuário interage com a plataforma, deixando os botões na tela para trás. Entenda como a novidade funciona nas linhas a seguir.

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

A nova versão do Android traz gestos que lembram a funcionalidade parecida do iPhone X. Dessa forma, existem comandos que permitem acessar à multitarefa do celular apenas deslizando para a direita.

O Google também traz algumas novidades ao sistema. Um exemplo é o gesto de pressionar qualquer parte da tela por um espaço maior de tempo para acionar o Google Assistente, dispensando o uso do botão home, como acontece atualmente.

Gestos permitem acessar funcionalidades de forma mais ágil, sem a necessidade de botões na tela — Foto: Divulgação/Google

Gestos permitem acessar funcionalidades de forma mais ágil, sem a necessidade de botões na tela — Foto: Divulgação/Google

Presente já em smartphones da Samsung, o Android P conta com uma nova possibilidade para revelar os apps já instalados. Para isso, o usuários precisa apenas arrastar o dedo para cima, eliminando a necessidade de um botão para abrir a tela com os ícones das aplicações a partir da home do seu celular.

Apesar de já integrar o beta do Android P, disponível para download e instalação em dispositivos compatíveis, a funcionalidade precisa ser acionada nas configurações do sistema operacional. Por padrão, a versão de testes ainda leva em conta as interações pelos botões convencionais.

Seleção de texto com dois toques passa a funcionar também na visualização multitarefas — Foto: Divulgação/Google Seleção de texto com dois toques passa a funcionar também na visualização multitarefas — Foto: Divulgação/Google

Seleção de texto com dois toques passa a funcionar também na visualização multitarefas — Foto: Divulgação/Google

De acordo com o Android, a aposta nesse novo tipo de controle do aparelho, centrado mais em movimentos e gestos, está relacionado com o fato de que as telas têm ficado cada vez maiores. A novidade chega para evitar a dificuldade de navegação, já que nem sempre o usuário pode alcançar botões facilmente com uma mão apenas.

Com informações de Android Central, BGR, Android Police e Google

Mais do TechTudo