Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A SmartBox STV-2000 é o lançamento da Aquário para concorrer com o Chromecast. Assim como o dispositivo do Google, o aparelho tem como função transformar uma televisão comum em smart TV. Com design similar ao da Apple TV, o modelo brasileiro chega com suporte ao 4K e rodando Android 7.1.2 (Nougat), em uma versão customizada para televisores.

A fabricante também vai liberar aplicativos de Android e iPhone (iOS) para usar o celular como controle remoto, o que está previsto para julho. A SmartBox já está disponível no mercado nacional e tem preço de lançamento de R$ 299.

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

O SmartBox STV-2000 se conecta à TV por meio de cabo HDMI. Além disso, ela precisa ser ligada à tomada para o fornecimento de energia. A reprodução de conteúdos e ajustes são feitos pelo controle remoto, que fecha o conjunto de itens da caixa.

O corpo do aparelho traz quatro entradas USB, o que permite conectar dispositivos como pen drive, teclado, mouse e joystick. Há também leitor de cartão de memória SD, com suporte a mídias de até 32 GB. Internamente, a STV-2000 possui 8 GB de armazenamento e 1 GB de RAM.

SmartBox STV-2000, dispositivo da Aquário que transforma TV comum em smart  — Foto: Divulgação/Aquário SmartBox STV-2000, dispositivo da Aquário que transforma TV comum em smart  — Foto: Divulgação/Aquário

SmartBox STV-2000, dispositivo da Aquário que transforma TV comum em smart — Foto: Divulgação/Aquário

O concorrente brasileiro do Chromecast vem com aplicativos instalados de fábrica e conta com recurso de espelhamento de tela. A fabricante promete instalação simplificada, além de o sistema estar em português – o que deve facilitar mais o uso. Segundo o gerente de engenharia da Aquário, Roger Padovan, um dos grandes diferenciais do produto é que ele não deve travar, algo muito comum em dispositivos do tipo.

Vale a pena comprar um Chromecast? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo