Por Pedro Cardoso, Para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

No mês de abril, as ferramentas online da CNH Digital e do Meu INSS foram destaque e ajudaram a agilizar o uso desses serviços do Governo Federal. As polêmicas com os apps SimSimi e Yubo também tiveram a atenção dos leitores pois, além de explicar os bloqueios e cancelamentos das ferramentas, alerta sobre como proteger os filhos na Internet.

Os interesses também se dividiram entre as novidades da última versão do Gmail, as brincadeiras do Google em 1º de abril, o fim do emoji de pistola e uma lista de extensões para o Google Chrome com joguinhos clássicos do PC e videogame. Confira a seguir uma lista com as dez matérias mais lidas de software em abril no TechTudo.

CNH Digital promete facilitar a vida do motorista com versão digitalizada — Foto: Divulgação/Denatran CNH Digital promete facilitar a vida do motorista com versão digitalizada — Foto: Divulgação/Denatran

CNH Digital promete facilitar a vida do motorista com versão digitalizada — Foto: Divulgação/Denatran

1. CNH Digital

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

A Carteira Nacional de Habilitação já está disponível no Brasil em formato digital, acessível somente pelo app oficial, disponível para Android e iOS. A matéria mais lida de abril explica como o usuário pode cadastrar a CNH Digital e ativar no Portal de Serviços do Denatran. A novidade está em vigor desde fevereiro de 2018 e pode ser aplicada por todos que receberam as novas carteiras a partir de maio de 2017, quando o sistema passou a ser incorporado.

2. Meu INSS

Com seus dados em mãos, o usuário poderá acessar informações da Previdência no Meu INSS — Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro Com seus dados em mãos, o usuário poderá acessar informações da Previdência no Meu INSS — Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro

Com seus dados em mãos, o usuário poderá acessar informações da Previdência no Meu INSS — Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro

Em segundo lugar está a matéria sobre todos os serviços disponíveis no site Meu INSS. O portal é uma novidade do Governo brasileiro com uma série de recursos para quem precisa consultar a situação com a Previdência Social sem sair de casa.

Entre os serviços disponíveis no site e app do Meu INSS estão agendamento, salário-maternidade, extrato previdenciário, resultado de perícia médica, pedido de carta de concessão, acesso a extratos de benefícios e consignados e, ainda, pedido de aposentadoria por idade, quando disponível. As opções são gratuitas, mas é exigida a criação de uma conta online, que requer uma senha especial obtida nos postos de atendimento.

3. Extensões para o Chrome

Super Mario é um dos jogos encontrados nas extensões do Chrome — Foto: Reprodução/Google Web Store Super Mario é um dos jogos encontrados nas extensões do Chrome — Foto: Reprodução/Google Web Store

Super Mario é um dos jogos encontrados nas extensões do Chrome — Foto: Reprodução/Google Web Store

As oito extensões com jogos para o Google Chrome fizeram sucesso e alcançaram o terceiro lugar em número de leituras. Entre os games disponíveis na loja oficial do navegador estão Pacman, Super Mario, o famoso Snake da Nokia, Tetris, Pong, o clássico dos arcades Space Invaders, até jogos famosos entre os usuários antigos do Windows, como Paciência e Campo Minado.

4. Nova versão do Gmail

Novo aspecto visual do Gmail já disponível para todos — Foto: Reprodução/The Verge Novo aspecto visual do Gmail já disponível para todos — Foto: Reprodução/The Verge

Novo aspecto visual do Gmail já disponível para todos — Foto: Reprodução/The Verge

Antes da nova versão visual do Gmail entrar em vigor, as novidades visual e funcional do serviço de e-mail já eram conhecidas do público. A aposta do Google chama a atenção pela aparência desenvolvida a partir do padrão Material Design, presente no Android, e a integração com a Google Agenda. Acesso confidencial, mensagens autodestrutivas, respostas inteligentes e modo “soneca” também estão entre as funções adicionadas à ferramenta e que podem agradar aos usuários.

5. Emoji de pistola

Microsoft adota emoji de pistola d'água — Foto: Divulgação / Microsoft Microsoft adota emoji de pistola d'água — Foto: Divulgação / Microsoft

Microsoft adota emoji de pistola d'água — Foto: Divulgação / Microsoft

A adoção do emoji de pistola d'água para substituir o desenho que representava uma arma de verdade foi feita por empresas como Google, Microsoft e Facebook. A medida foi em resposta ao debate sobre a regulamentação das armas nos Estados Unidos, nos últimos meses.

A matéria publicada pelo TechTudo lembra ainda que os serviços WhatsApp e Twitter, além das empresas Apple e Samsung, já haviam adotados pistolas de brinquedo como ícone principal para o objeto em seus pacotes de emoji.

6. Ativação do novo Gmail

Gmail ganha respostas prontas para quem não quer perder tempo — Foto: Reprodução/The Verge Gmail ganha respostas prontas para quem não quer perder tempo — Foto: Reprodução/The Verge

Gmail ganha respostas prontas para quem não quer perder tempo — Foto: Reprodução/The Verge

Para que todos pudessem aproveitar rapidamente as novidades do cliente de e-mail do Google, o tutorial sobre como ativar o novo visual do Gmail, opção escondida no menu de configurações, ajudou os interessados no serviço. Vários destes recursos são inéditos na versão web, mas não no app para Android.

7. Google no 1º de abril

Wally fez parte do 1º de abril do Google — Foto: Divulgação/Google Wally fez parte do 1º de abril do Google — Foto: Divulgação/Google

Wally fez parte do 1º de abril do Google — Foto: Divulgação/Google

Na famosa brincadeira de 1º de abril, conhecido mundialmente como o “Dia da Mentira”, o Google fez pegadinhas no Maps e Files Go. A empresa convidou os usuários a encontrarem o personagem infantil Wally no Google Maps, a partir de pistas dadas pela plataforma. Já o segundo aplicativo, Files Go, consegue detectar “piadas ruins” armazenadas no celular. Ao identificar um meme sem graça, o app sugeria a exclusão. Porém, quando uma piada era boa, a ferramenta aconselhava o compartilhamento com os amigos.

8. Consultar extrato no Meu INSS

O TechTudo ensina como usar o Meu INSS — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso O TechTudo ensina como usar o Meu INSS — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

O TechTudo ensina como usar o Meu INSS — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Depois de apresentar todas as ferramentas disponíveis no site e app Meu INSS, o TechTudo trouxe um tutorial para consultar o extrato do beneficiário da Previdência Social. A dica mostra o passo a passo para fazer o cadastro no sistema e conseguir a autenticação necessária para ver as informações. No portal é possível, por exemplo, checar se a empresa faz os recolhimentos corretamente e descobrir quanto tempo falta para a aposentadoria.

9. Polêmica do SimSimi

SimSimi com marca — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo SimSimi com marca — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

SimSimi com marca — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Com nono texto mais lido no Portal, o usuário pode entender porque o aplicativo SimSimi causou polêmica no Brasil e motivou a desativação do serviço por aqui. Em resumo, os brasileiros ensinaram ao bot desse chat online a dar respostas tóxicas e, dessa forma, oferecer conteúdos explícitos, como violência, sexo e drogas, por exemplo. Algumas mensagens automáticas poderiam até mesmo fazer ameaças à vida das pessoas.

10. Preocupação dos pais com o Yubo

Yubo causou polêmica no Brasil — Foto: Divulgação/Yubo Yubo causou polêmica no Brasil — Foto: Divulgação/Yubo

Yubo causou polêmica no Brasil — Foto: Divulgação/Yubo

Outro aplicativo também causou polêmica em abril, mas por um motivo diferente. O Yubo é um tipo de Tinder que aceita o cadastro de menores de idade, entre 13 e 17 anos, faixa etária proibida na ferramenta de namoro mais popular. Apesar do serviço informar que adultos e adolescentes ficam em grupos separados, nada impede o cadastro falso de um maior de idade. E assim, não há como controlar o acesso ao grupo dos mais jovens.

Como tirar vírus do navegador do Google? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo