Por Filipe Garrett, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Microsoft procura integrar mais o Windows 10 com sistemas operacionais móveis, como o Android e o iOS (iPhone). A iniciativa, nascida em função do fim do Windows como uma plataforma para celulares, já rende frutos, como a Timeline.

Ao site The Verge, os executivos da Microsoft Joe Belfiore e Shilpa Ranganathan apontaram os recursos que usuários do Windows poderão receber no futuro para conectar os seus celulares com o PC. Confira os detalhes a seguir.

Microsoft trabalha em aplicativo que integra de forma mais simples celulares com iOS ou Android ao PC — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo Microsoft trabalha em aplicativo que integra de forma mais simples celulares com iOS ou Android ao PC — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo

Microsoft trabalha em aplicativo que integra de forma mais simples celulares com iOS ou Android ao PC — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo

O ponto central da experiência de uso que integrará o Windows e celulares estará no aplicativo Your Phone (“Seu Telefone”, em tradução livre). A princípio, o app permitirá a exibição de notificações, mensagens e compartilhamento de fotos entre PC e smartphone de forma simplificada. Assim, algumas funcionalidades associadas à Cortana serão substituídas pela nova ferramenta.

Outros recursos fazem parte dos planos da Microsoft, mas não estão confirmadas em primeiro momento. Entre elas está a possibilidade de fazer e receber chamadas telefônicas do celular pelo computador, recurso que envolve um processo de desenvolvimento mais longo e que pode esbarrar em limitações dos sistemas operacionais do Google e da Apple.

Ainda em caráter mais distante estão os recursos avançados de informação contextual, como a capacidade de oferecer sugestões de localização e rotas a partir do conteúdo de uma mensagem que menciona um local ou endereço, por exemplo.

Nem tudo será igual entre iOS e Android

Timeline do Windows 10 permite continuar algumas tarefas do celular no PC — Foto: Divulgação/Microsoft Timeline do Windows 10 permite continuar algumas tarefas do celular no PC — Foto: Divulgação/Microsoft

Timeline do Windows 10 permite continuar algumas tarefas do celular no PC — Foto: Divulgação/Microsoft

De acordo com Shilpa Ranganathan, a princípio, a intenção da Microsoft é de que as funcionalidades e a integração proporcionada pelo Your Phone sejam iguais tanto para Android quanto para iOS. No entanto, existem limitações que podem impedir este objetivo.

Segundo a executiva, usuários de iPhone poderão receber notificações e compartilhar imagens entre celular e PC, mas o envio e recebimento de mensagens ainda é incerto. A executiva explica que o suporte a essa funcionalidade depende da colaboração da Apple no projeto, algo que sequer foi buscado pela Microsoft até o momento.

A probabilidade é de que o Android tenha acesso a mais recursos, cujo código-fonte é livre, o que permite mais alterações sem precisar do aval do Google.

Your Phone no Android e no iOS

Recursos Suporte no Android Suporte no iOS
Notificações X X
Compartilhar fotos X X
Enviar/receber mensagens X
Realizar e receber chamadas telefônicas ? ?
Informações contextuais ? ?

Quando?

Não há nenhuma previsão de lançamento do aplicativo Your Phone e nem mesmo de novas funcionalidades que expandam a conectividade e sinergia que usuários já podem explorar com a Timeline.

Belfiore explica que a Microsoft tem preferido omitir datas e perspectivas de lançamento dessas novas ferramentas. A decisão pode estar relacionada com o processo tumultuado da introdução da funcionalidade Timeline, com aparição em abril de 2018, após atrasos.

Com informações de The Verge

MAIS DO TechTudo