Por Julio César Puiati, para o TechTudo


A janela de transferências do Campeonato Brasileiro de League of Legends se encerrou, mas não sem deixar várias novidades. Vivo Keyd, RED Canids, KaBuM, INTZ, Flamengo, ProGaming, CNB e Ilha da Macacada oficializaram reforços para a disputa do segundo split de 2018. Confira o que rolou de mais interessante no mercado:

Vivo Keyd

Abaxial deixa a Keyd após três títulos com o "Exódia" — Foto: Divulgação/Riot Games Abaxial deixa a Keyd após três títulos com o "Exódia" — Foto: Divulgação/Riot Games

Abaxial deixa a Keyd após três títulos com o "Exódia" — Foto: Divulgação/Riot Games

Os atuais vice-campeões do primeiro split continuam juntos. A única alteração fica por conta do cargo de comissão técnica. Após anos de parceria com a line up mais vitoriosa do cenário nacional, o norte-americano Alexander "Abaxial" Haibel deixa a organização paulista. Hugo "Galfi" Augusto foi contratado para a posição.

Abaxial fez história com a camisa da INTZ. Foi três vezes campeão do CBLoL junto de Felipe "Yang" Zhao, Gabriel "Revolta" Henud, Gabriel "Tockers" Claumann, Micael "micaO" Rodrigues e Luan "Jockster" Cardoso. O treinador mais bem-sucedido do Brasil agora tem uma nova missão pela frente: treinar a RED Canids.

Em ascensão no competitivo, Galfi terá a difícil missão de conduzir o "Exódia" a mais um título. O técnico chegou à Matilha no segundo semestre de 2017 e até coordenou a equipe às semifinais daquela ano, mas acabou perdendo para a Team One. A eliminação no mata-mata se repetiu em 2018, desta vez para a própria Keyd.

RED Canids

Loop chega para agregar experiência à Matilha — Foto: Divulgação/Riot Games Loop chega para agregar experiência à Matilha — Foto: Divulgação/Riot Games

Loop chega para agregar experiência à Matilha — Foto: Divulgação/Riot Games

A RED Canids chega com algumas novidades para o segundo semestre. Após negociações com a Vivo Keyd, Abaxial foi contratado para o lugar de Galfi. A diretoria da Matilha também acertou a contratação do sul-coreano Lee "Chaser" Sang-hyun e do brasileiro Caio "Loop" Almeida. Os reforços brigarão por um espaço entre os titulares.

Chaser tem um currículo invejável. Acumulou passagens por Jin Air Green Wings (Coreia), Longzhu Gaming (atual KING-ZONE, campeã da LCK), Team Dignitas (Europa) e Fenerbahçe (Turquia). O jungler tem muito a agregar, haja vista a experiência adquirida em duas grandes regiões do cenário competitivo. Chaser terá a companhia de outros dois sul-coreanos no elenco.

Já Loop é um dos jogadores mais experientes do Brasil. O suporte ex-paiN Gaming foi trocado pelos reservas Carlos "Nappon" Rücker e Hugo "Dioud" Padioleau. Conhecido pela liderança dentro das partidas, o jogador herda a vaga de Victor "Cabu" Oliveira na rota inferior. O suporte do primeiro split optou por respirar novos ares na Ilha da Macacada Gaming.

KaBuM! e-Sports

Nuddle já está de malas prontas rumo à LCS Europa — Foto: Divulgação/Riot Games Nuddle já está de malas prontas rumo à LCS Europa — Foto: Divulgação/Riot Games

Nuddle já está de malas prontas rumo à LCS Europa — Foto: Divulgação/Riot Games

Os atuais campeões do CBLoL perderam o técnico Jean-Francois "Nuddle" Caron no última dia da janela de transferências. O anúncio oficial foi feito pelo próprio canadense, que disse ter assinado com um time da Europa. Sem muitas opções no mercado, a diretoria dos Alaranjados só acertou a vinda do suporte Willyan "Wos" Bonpam, ex-CNB.

"Eu gostaria de agradecer ao Brasil pelos 13 meses e ainda mais pelos últimos cinco. Passei bons momentos neste incrível país e fui bem recebido onde quer que eu fosse. Estou dando sequência em minha carreira e isso não significa que estou fechando as portas para uma possível volta. Mas, por enquanto, a Europa me chama. Obrigado", disse Nuddle em sua conta oficial do Twitter.

A KaBuM! também anunciou a saída do caçador reserva Matheus "Freire" Freire. Fora isso, os garotos de Limeira devem seguir juntos para a disputa de mais um split. Ao que tudo indica, Luccas "Zantins" Martins, Filipe "Ranger" Brombilla, Matheus "Dynquedo" Rossini, Alexandre "TitaN" Lima e Marcelo "Riyev" Carrara continuam na equipe.

INTZ

Ayel é o novo topo da paiN Gaming — Foto: Divulgação/Riot Games Ayel é o novo topo da paiN Gaming — Foto: Divulgação/Riot Games

Ayel é o novo topo da paiN Gaming — Foto: Divulgação/Riot Games

Os Intrépidos sofreram uma única baixa em relação à line up que iniciou 2018: a transferência do topo Marcelo "Ayel" Mello para a paiN Gaming. Em contrapartida, a diretoria confirmou a contratação do ex-Golden Boy Ygor "RedBert" Freitas. Revelado nas categorias de base da INTZ, o suporte retorna à organização após um ano na Team One.

Ayel era peça importante do time treinado por Lucas "Maestro" Pierre. O jogador foi contratado em dezembro de 2016 e desde então se destacou como um dos melhores top laners do Brasil. Rodrigo "Tay" Panisa, caçador da paiN Gaming, foi contratado para a vaga remanescente. Esta será a quarta função exercida pelo polivalente jogador no cenário competitivo.

A INTZ ainda conta com o jungler Diogo "Shini" Rogê, o meio Bruno "Envy" Farias, o atirador Luis Felipe "Absolut" Carvalho e o suporte Pedro "Ziriguidun" Vilarinho. Outros cinco reservas completam a esquadra do clube três vezes campeão do Campeonato Brasileiro de League of Legends.

ProGaming

Djokovic deixa a ProGaming após seis meses — Foto: Divulgação/Riot Games Djokovic deixa a ProGaming após seis meses — Foto: Divulgação/Riot Games

Djokovic deixa a ProGaming após seis meses — Foto: Divulgação/Riot Games

Os Caveiras liberaram o treinador Thiago "Djokovic" Maia e o mid laner titular Bruno "Goku" Miyaguchi durante o período de transações. Além disso, também anunciaram a saída de três reservas: Emerson "BocaJR" Alencar, Matheus "TRIGOD" Trigo e Natan "FNb" Braz. Álvaro "VVvert" Martins foi a única novidade no elenco.

Djokovic arrumou as malas rumo à paiN Gaming. Com passagens por INTZ, CNB e Vivo Keyd, o comandante se transferiu para a ProGaming em setembro do ano passado, mas não conseguiu resultados significativos. Já Goku foi contratado para assumir a titularidade da rota do meio no Flamengo eSports.

Vvert fez parte da Team One campeã do segundo split de 2017. O topo foi o MVP do campeonato naquela ocasião, mas não conseguiu manter o mesmo nível em 2018, muito em função de problemas de relacionamento dentro da organização. Com a camisa da ProGaming, o jogador ganha uma nova chance para prova o seu valor.

Flamengo

Goku chega para ser titular do Flamengo — Foto: Divulgação/Riot Games Goku chega para ser titular do Flamengo — Foto: Divulgação/Riot Games

Goku chega para ser titular do Flamengo — Foto: Divulgação/Riot Games

Os vice-campeões do Circuito Desafiante fecharam a contratação de dois reforços: o caçador sul-coreano Lee "Shrimp" Byeong-hoon e o meio Goku, ex-ProGaming. Os atletas vão assumir as posições deixadas por Thúlio "SirT" Carlos e Danniel "Evrot" Franco, estes últimos deixados de lado pela diretoria rubro-negra.

Com passagens por FlyQuest Academy (Estados Unidos), Team Dignitas (Europa), NRG Esports (Estados Unidos) e DetonatioN FocusMe (Japão), Shrimp se junta ao conterrâneo Park "Jisu" Jin-cheol, top laner titular da equipe. O caçador chega para agregar mais experiência internacional ao Flamengo.

Os destinos de SirT e Evrot ainda são incertos. Até agora, o Rubro-Negro não anunciou se os atletas irão se transrerir para outras equipes ou se ficam no banco de reservas. Por enquanto, caçador e meio permanecem na organização carioca como alternativas táticas para o técnico Gabriel "MiT" Souza.

CNB e-Sports Club

Brucer é a única novidade do elenco Blumer — Foto: Divulgação/Riot Games Brucer é a única novidade do elenco Blumer — Foto: Divulgação/Riot Games

Brucer é a única novidade do elenco Blumer — Foto: Divulgação/Riot Games

Os Blumers mantiveram a base do primeiro split, confirmaram a permanência do meio Rafael "Rakin" Knittel e, de quebra, contrataram Bruno "Brucer" Pereira, outro ex-integrante da Team One. O mid laner fez parte dos Golden Boys em 2017, quando a equipe sagrou-se campeã do segundo split após surpreendente campanha.

Fora isso, a line up continua a mesma: Leonardo "Robo" Souza (topo), Gabriel "Turtle" Peixoto (caçador), Yan "Yampi" Petermann (caçador), Pablo "pbO" Yuri (atirador) e Gustavo "Baiano" Gomes (suporte). Além disso, o reserva Leonardo "Erasus" Faria foi liberado. Já Rakin e Brucer devem brigar pela titularidade da rota central.

Ilha da Macacada

Cabu foi contratado junto a RED Canids — Foto: Divulgação/Riot Games Cabu foi contratado junto a RED Canids — Foto: Divulgação/Riot Games

Cabu foi contratado junto a RED Canids — Foto: Divulgação/Riot Games

A Ilha da Macacada Gaming, atual campeã da segunda divisão, fechou a contratação do suporte Cabu, ex-RED Canids, para a disputa so segundo split. Gustavo "Name" Rodrigues, Marcos "Cariok" Santos, Ruan "Anyone" Silva, Matheus "Sarkis" Guimarães e Yan "Damage" Sales, além dos reservas Luan Leal e Wesley "Sadoski", permanecem no elenco.

Matheus “Fitz” Cayres também foi contratado. Com passagens internacionais pela Bencheados e Rebirth eSports, organizações chilenas do LATAM Sul, Fitz deve brigar por uma posição com o até então titular Name.

Lista das principais transações

Transações CBLoL 2018

Jogador/Técnico Antigo Time Novo Time
Fitz Rebirth eSports Ilha da Macacada
Abaxial Vivo Keyd RED Canids
Loop paiN Gaming RED Canids
Chaser Fenerbahçe RED Canids
Dioud RED Canids paiN Gaming
Nappon RED Canids paiN Gaming
Nuddle KaBuM! Europa
Wos CNB KaBuM!
Brucer Team One CNB
Tay paiN Gaming INTZ
Redbert Team One INTZ
Ayel INTZ paiN Gaming
Vvert Team One ProGaming
Goku ProGaming Flamengo
Shrimp FlyQuest Flamengo
Caby RED Canids Ilha da Macacada

Vale a pena lembrar que a janela de transferências se encerrou, mas nada impede que as equipes anunciem reforços ainda nesta semana, desde que as negociações tenham sido concluídas dentro do limite. O CBLoL 2018 retorna no dia 16 de junho com transmissão na Twitch, YouTube e SporTV.

Mais do TechTudo