Por Thiago Rocha, para o TechTudo


Uma bicicleta com estrutura leve e produzida por meio de impressão 3D foi apresentada recentemente pela startup Arevo, localizada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Fundada por ex-executivo da Google e Amazon, a empresa alega ser a pioneira do mercado e conta com o apoio do setor de capital de risco da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

A bike apresenta um design moderno e inovador se comparado aos modelos tradicionais. O corpo é feito de fibras de carbono e material termoplástico – segundo a fabricante, ele é mais resistente do que o titânio. A seguir, conheça detalhes sobre o novo conceito criado por meio de impressora 3D.

Startup desenvolve bicicleta com estrutura impressa em 3D — Foto: Divulgação/Arevo Startup desenvolve bicicleta com estrutura impressa em 3D — Foto: Divulgação/Arevo

Startup desenvolve bicicleta com estrutura impressa em 3D — Foto: Divulgação/Arevo

A Arevo utilizou um braço robótico e também uma mesa giratória para produzir o quadro da bicicleta em três dimensões e sem qualquer junção. O processo quase não envolve participação humana – o que permite baratear e agilizar a produção.

A startup afirma que o uso da impressão 3D na fabricação de bicicletas proporciona maior liberdade de design e produtos mais leves. O objetivo da empresa, no entanto, vai além da produção de bicicletas. A fabricante pretende usar a sua tecnologia de impressão e seu software de design para fabricar peças de aeronaves, veículos espaciais e outras aplicações em que os projetistas prezam pela força e leveza.

Bicicleta da Arevo tem design moderno e inovador  — Foto: Divulgação/Arevo Bicicleta da Arevo tem design moderno e inovador  — Foto: Divulgação/Arevo

Bicicleta da Arevo tem design moderno e inovador — Foto: Divulgação/Arevo

O novo CEO da companhia e também ex-Google e Amazon, Jim Miller, ressaltou que a ideia é mostrar que as indústrias podem recorrer a impressão 3D para confeccionar produtos mais baratos, resistentes e fáceis de desenvolver. Miller ainda afirmou que está negociando com várias fabricantes de bicicletas que pretendem utilizar os quadros tecnológicos da startup.

Vale destacar que a bicicleta da Arevo não foi feita para produção em larga escala, mas espera-se que ela chegue ao mercado a partir de 2019, custando aproximadamente US$ 300, cerca de R$ 1.122 na cotação do dia e sem impostos.

Via Mashable e Arevo

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo