Conheça o Wemo Light Switch, interruptor de luz inteligente com Wi-Fi

Aparelho inteligente permite controlar toda a iluminação da casa remotamente pelo celular ou pela voz com assistentes virtuais

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo

O Wemo Wi-Fi Smart Light Switch é um interruptor inteligente da Belkin que permite controlar qualquer luz da casa ou escritório por celular ou comando de voz, usando o Google Assistente ou a Amazon Alexa. Com promessa de instalação fácil – apenas substitui o interruptor tradicional –, o aparelho pode ser enviado para o Brasil, pelo preço de US$ 39,99, cerca de R$ 145 sem contar com frete e impostos.

O interruptor smart se conecta com a rede wireless do ambiente e permite ajustar a iluminação: basta instalá-lo na parte elétrica. Por meio de um aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS), é possível ligar ou desligar as luzes remotamente, além de definir um horário para acender e apagar – o que evita esquecimento e pode ajudá-lo a economizar energia elétrica.

Wemo Light Switch é um interruptor inteligente para instalar em casa (Foto: Divulgação/Belkin) Wemo Light Switch é um interruptor inteligente para instalar em casa (Foto: Divulgação/Belkin)

Wemo Light Switch é um interruptor inteligente para instalar em casa (Foto: Divulgação/Belkin)

Com o Wemo Light Switch, é possível programar as luzes para desligar ao nascer do sol, ou configurar o sistema para ligar pela manhã de forma lenta, ajudando o usuário a despertar. O interruptor também oferece no app o Away Mode (Modo Ausente, em português). Com a função, as lâmpadas da casa são acesas de forma aleatória para fingir que alguém está no local – interessante durante viagens para reforçar a segurança e espantar olhares mal-intencionados.

Além de controlar as luzes pelo aplicativo, o interruptor da Belkin pode ser pareado com dispositivos como Google Home e Amazon Echo para administrar todas as funções por voz. Caso já esteja deitado na cama e não queira levantar para desligar a lâmpada, por exemplo, o sistema pode fazer tudo automaticamente e à distância.

Wemo pode ser instalado em qualquer interruptor monopolar e permite controlar por app ou voz (Foto: Divulgação/Belkin) Wemo pode ser instalado em qualquer interruptor monopolar e permite controlar por app ou voz (Foto: Divulgação/Belkin)

Wemo pode ser instalado em qualquer interruptor monopolar e permite controlar por app ou voz (Foto: Divulgação/Belkin)

O Wemo Wi-Fi Smart Light Switch funciona em tomadas 120 volts, substituindo o interruptor monopolar. Para operar, o acessório exige Android 4.4 ou superior, ou, no caso de um iPhone, iOS a partir do 9.0. Na caixa, o aparelho, que pesa 136 g e mede 8,3 x 12,9 x 4,3 cm, vem com a chave elétrica, uma placa de rosto, porcas de quatro fios e um guia para instalação.

O que é Wi-Fi mesh? Saiba no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo