Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O YouTube lançou o YouTube Charts, uma página com as músicas mais populares da plataforma. A ferramenta foi inaugurada nesta quinta-feira (10) em 54 países, entre eles o Brasil. O serviço é uma espécie de evolução do "Music Charts", e oferece o top dez de categorias diferentes, como principais artistas, músicas mais tocadas e vídeos em alta.

Os usuários podem visualizar o ranking de qualquer país, além de pesquisar os hits que estão "bombando" globalmente. As paradas musicais são atualizadas todo dia e semanalmente, o que torna a ferramenta uma representação consistente das preferências dos mais de 1,5 bilhão de usuários mensais do YouTube em todo o mundo.

YouTube Charts chega no Brasil e em mais 53 países — Foto: Reprodução/Raquel Freire YouTube Charts chega no Brasil e em mais 53 países — Foto: Reprodução/Raquel Freire

YouTube Charts chega no Brasil e em mais 53 países — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Há três principais formas de rankeamento: músicas, artistas e videoclipes. Para classificar as canções, são somadas as visualizações de todas as versões oficiais de uma música, o que inclui vídeo oficial, clipes de letras e conteúdos criados por usuários que utilizam o áudio oficial.

Os vídeos principais são classificados a partir do número de visualizações que o clipe oficial recebeu na semana anterior. Já os artistas são rankeados com base nas visualizações de todos os vídeos de músicas associados a eles. A lista mostra os 100 cantores mais reproduzidos no YouTube, com o número total de visualizações de cada um.

YouTube Chats reúne lista de artistas, músicas e vídeos mais populares — Foto: Reprodução/Raquel Freire YouTube Chats reúne lista de artistas, músicas e vídeos mais populares — Foto: Reprodução/Raquel Freire

YouTube Chats reúne lista de artistas, músicas e vídeos mais populares — Foto: Reprodução/Raquel Freire

A navegação pelo YouTube Charts é bastante simples. O Brasil é selecionado por padrão na tela inicial, mas você pode escolher outro país na opção localizada no canto superior esquerdo para iniciar suas descobertas musicais. A página exibe as dez primeiras posições de todos os rankings. Para ver as músicas, artistas e vídeos mais populares a partir da 11ª colocação, basta clicar na categoria desejada e explorar a lista.

Por que vídeos do Youtube ficam preto no Google Chrome? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como baixar uma playlist inteira de vídeos do YouTube

Como baixar uma playlist inteira de vídeos do YouTube

MAIS DO TechTudo