Conheça State of Decay 2, nova aposta da Microsoft como exclusivo

Jogo utiliza conceito de zumbis e sobrevivência, mas tenta inovar no gênero.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

State of Decay 2 é um novo jogo de sobrevivência com temática de zumbis, que chegou ao Xbox One e em PC com Windows 10. O game é sequência do primeiro e, novamente, não se foca em um enredo fixo – preferindo contar a história por meio de fatos em seu mundo aberto. O título se esforça para ter sempre alguma novidade e vem com um modo cooperativo online retrabalhado.

O grande atrativo de State of Decay 2 é a liberdade e as consequências, baseadas nas escolhas do jogador, durante as partidas e encontros. Ele também é parte da linha “Play Anywhere”, que te permite jogar em mais de uma plataforma onde está disponível, com apenas uma compra.

Conheça State of Decay 2, nova aposta da Microsoft como exclusivo (Foto: Divulgação) Conheça State of Decay 2, nova aposta da Microsoft como exclusivo (Foto: Divulgação)

Conheça State of Decay 2, nova aposta da Microsoft como exclusivo (Foto: Divulgação)

Um mundo realmente aberto

State of Decay 2 te coloca para lutar contra zumbis - mas não qualquer zumbi. O game tenta fugir de alguns clichês básicos do gênero, mas, ao mesmo tempo, introduz categorias dos monstros, que se comportam de maneira distinta – algo que já vimos em outros títulos neste estilo, como em Left 4 Dead e similar.

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft) State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Mesmo assim, ele se dá bem ao tentar introduzir estas mecânicas em um mundo aberto de verdade. A graça de State of Decay 2 é não ter limites – mais ou menos, colocando o jogador para fazer o que bem entender e arcar com as consequências de suas decisões, sejam elas boas ou ruins, em relação aos personagens.

Decisões coletivas

O que é mais interessante é que as consequências precisam ir além de seu próprio personagem. Originário de uma comunidade de sobreviventes, o herói, ou heroína, precisa pensar em quem está ao seu redor. Sempre que um aliado é infectado com o vírus zumbi, ele pode retornar como um morto-vivo ou dar problemas a seus outros amigos. Logo, não dá para pensar de maneira singular, e sim coletiva.

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft) State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

State of Decay 2 traz outra série de diferenciais, como uma melhor organização de equipamentos e melhorias na jogabilidade. Além disso, o combate soa um pouco mais natural, por mais que seja bem simples. Não há muita variedade de ataque em cada golpe ou investidas com arma de fogo, mas ao menos as opções são vastas. Você nunca vai ficar sem ideias para decidir eliminar um monstro.

Cooperativo é sempre melhor

O modo cooperativo permite que jogadores unam-se em partidas online e tentem cumprir objetivos juntos. Em um mundo onde jogos de sobrevivência estão se convertendo em games Battle Royale, como Fortnite, por exemplo, é bom ver que um representante do gênero ainda prefere se manter cooperativo e tentar brincar com ideias que pareciam antigas demais.

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft) State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

E cooperar é importante. Dificilmente o jogador vai se dar bem contra os zumbis que vêm em sua direção sozinho. Por isso mesmo o game te coloca para (quase) sempre andar acompanhado de outros personagens, ainda que possam ser NPCs, ou seja, controlados pelo computador, e não por outro humano.

Barato, mas…

State of Decay 2 é extremamente barato. Além de seu preço padrão ser menor que os outros jogos do Xbox One ou Windows 10, ele também é oferecido de graça para quem assinar o Xbox Game Pass. Por isso, ele traz um pacote de diversões bem completo, para quem espera ficar jogando algo por horas e horas.

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft) State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

State of Decay 2 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ainda assim, por ter um valor de produção um pouco mais em conta, não é possível esperar gráficos muito avançados dele. O jogo é bem bonito para os padrões do gênero de sobrevivência, mas não se destaca, quando comparado com qualquer outro grande lançamento da própria Microsoft. Mas, no fim, o resultado ainda é positivo e trata-se de uma experiência agradável para os fãs do assunto.

Qual o melhor jogo de zumbi em sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo