Por Anna Kellen Bull, da redação


O Google homenageia o Dia das Mães 2018 neste domingo (13) com mensagens artísticas de filhos na página inicial do buscador. Acessado por milhões de usuários diariamente, o site da gigante de buscas traz uma pintura a dedo com tinta guache feita pela criança, com dois dinossauros (mamãe e filhotinho) e marcas de mãos. A data é comemorada no Brasil e em outros lugares do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e parte da América Latina.

Dia das Mães 2018 ganha homenagem do Google com Doodle de dinossauros — Foto: Reprodução/Google Dia das Mães 2018 ganha homenagem do Google com Doodle de dinossauros — Foto: Reprodução/Google

Dia das Mães 2018 ganha homenagem do Google com Doodle de dinossauros — Foto: Reprodução/Google

O Doodle, que substitui o logo do Google, mostra um desenho feito à tinta por uma criança. A imagem conta com dois animais, possivelmente dinossauros, com tamanhos diferentes: um maior e outro menor. Como é uma homenagem para as mamães, os dois bichinhos podem ser considerados como mãe e filho. Há também "digitais" de mãos de diferentes tamanhos na pintura, uma referência aos trabalhos escolares infantis que usam pintura a dedo com guache.

História do Dia das Mães

No mundo ocidental e contemporâneo, o início das ações que culminaram em criar uma data para homenagear o Dia das Mães ocorreu nos Estados Unidos em 1958. Neste ano, a ativista Anna Maria Reeves Jarvis fundou o Mother’s Friendship Days (Dias de Amizade para as Mães, em português), um comitê com objetivo de diminuir a mortalidade de crianças de famílias de trabalhadores.

Em 1865, Jarvis preparou outro movimento para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão, que assolava os EUA na época. Em 1872, a escritora Julia Ward Howe publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation (Proclamação do Dia das Mães), no qual pedia a paz e o desarmamento após a Guerra. Em 8 de maio de 1914, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução em que proclamava o segundo domingo de maio como Dia das Mães.

Dia das Mães: presentes tecnológicos são opções — Foto: Reprodução/Pond5 Dia das Mães: presentes tecnológicos são opções — Foto: Reprodução/Pond5

Dia das Mães: presentes tecnológicos são opções — Foto: Reprodução/Pond5

A data é reconhecida no Brasil desde 1932, ano em que o presidente Getúlio Vargas oficializou a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Em 1947, o dia entrou para o calendário oficial da igreja católica por determinação de Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro. Nos últimos 86 anos, o Dia das Mães tem sido comemorado com presente, lembrancinhas, cartão e mensagens e frases de agradecimento. Para as mamães tecnológicas, existem até opções de presente tech.

Mensagens de feliz Dia das Mães!

Atualmente, a tecnologia pode ajudar o usuário a desejar um feliz Dia das Mães, mesmo que à distância. Aplicativos grátis para celular, por exemplo, trazem mensagens com frases prontas para usar. É possível também criar um cartão com homenagens por meio do Canva, editor online para PC. Outra alternativa é utilizar o Adobe Spark Post, disponível para iPhone (iOS), para ter acesso aos cartões prontos, que podem ser modificados com fotos pessoais e frases.

Conheça a história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Qual a melhor editor para quem não pode pagar pelo PhotoShop? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo