Jogos de ação

Por Murilo Molina, para o TechTudo


Call of Duty: Black Ops 4 (também chamado de B Ops 4) foi revelado para Xbox One, PS4 e PC, e rapidamente começou a ser comparado com seu antecessor, Black Ops 3. Lançado em 2015, Call of Duty: Black Ops 3 é considerado um dos melhores jogos da série até hoje. Entretanto, o anúncio da nova edição de Black Ops questiona quanto a série realmente mudou.

O TechTudo colocou Call of Duty: Black Ops 3 e as novidades divulgadas Call of Duty: Black Ops 4 lado a lado e comparou as duas versões. Confira agora as principais diferenças entre os títulos da Activision.

Call of Duty: Black Ops 4 foi anunciado; veja as principais diferenças entre o jogo e seu antecessor — Foto: Divulgação/Activision Call of Duty: Black Ops 4 foi anunciado; veja as principais diferenças entre o jogo e seu antecessor — Foto: Divulgação/Activision

Call of Duty: Black Ops 4 foi anunciado; veja as principais diferenças entre o jogo e seu antecessor — Foto: Divulgação/Activision

Sem salto duplo ou corridas na parede

Desde sua primeira aparição em 2014, em Call of Duty: Infinite Warfare, saltos duplos e corridas pelas paredes se tornaram mecânicas comuns nos games da série. Parte vital de Black Ops 3, as técnicas até adicionavam mais mobilidade às partidas, mas não caíram no gosto dos jogadores, que suplicaram ano após ano por sua remoção.

Em Black Ops 4, a Treyarch ouviu os fãs e retirou completamente a função. Mesmo com a manutenção da temática futurista, o combate ficará focado no solo, o que permite mapas com construções mais simples e mais combates diretos entre os jogadores.

Movimentos de versões anteriores de Call of Duty foram removidos de Black Ops 4 — Foto: Reprodução/Murilo Molina Movimentos de versões anteriores de Call of Duty foram removidos de Black Ops 4 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Movimentos de versões anteriores de Call of Duty foram removidos de Black Ops 4 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Barra de vida e recuperação manual

Uma das marcas do multiplayer de Call of Duty, a regeneração automática de saúde não estará presente em Black Ops 4. Em vez disso, os jogadores contarão com uma espécie de barra de vida, que indica a energia restante do soldado.

Para recuperar a saúde, será necessário usar itens de adrenalina, que terão um botão dedicado no novo game. Assim será possível regenerar a barra e garantir mais ação. Os objetos poderão ser usados até mesmo enquanto o personagem corre ou atira, o que deve deixar as ações bem dinâmicas e naturais.

Jogadores precisarão usar itens para recuperar a vida em Black Ops 4 — Foto: Divulgação/Activision Jogadores precisarão usar itens para recuperar a vida em Black Ops 4 — Foto: Divulgação/Activision

Jogadores precisarão usar itens para recuperar a vida em Black Ops 4 — Foto: Divulgação/Activision

Introdução do modo Battle Royale

Call of Duty: Blackout foi uma das grandes surpresas no anúncio de Black Ops 4 e se tornou uma das principais novidades da série nos últimos anos. O modo pega carona no sucesso de jogos como PlayerUnknown's Battlegrounds, Fortnite e H1Z1, desafiando jogadores a serem os últimos sobreviventes em uma arena repleta de inimigos.

Além de armas, explosivos e habilidades especiais, também será possível fazer uso de diversos veículos, como helicópteros, quadriciclos, caminhões e barcos para se locomover e derrotar seus adversários no mapa, que terá 1,5 mil vezes o tamanho de uma arena tradicional do game.

Call of Duty: Blackout promete um mapa 1,5 mil vezes maior que o mapa padrão da série — Foto: Divulgação/Activision Call of Duty: Blackout promete um mapa 1,5 mil vezes maior que o mapa padrão da série — Foto: Divulgação/Activision

Call of Duty: Blackout promete um mapa 1,5 mil vezes maior que o mapa padrão da série — Foto: Divulgação/Activision

Ausência da campanha solo

Presente em Call of Duty: Black Ops 3 e todos os outros títulos da série principal, a campanha solo não estará em Black Ops 4. Isso significa que não há um modo história, que destaca o enredo do universo do game e costuma funcionar como um grande tutorial para o multiplayer do jogo.

Para preencher o vazio, a Treyarch anunciou uma série de missões, que funcionam como desafios separados e ajudarão a explicar a narrativa e mecânica de Black Ops 4. A notícia criou polêmica entre os fãs, que têm opiniões distintas sobre a remoção da modalidade.

Modo campanha não fará parte do pacote de Black Ops 4 — Foto: Reprodução/Murilo Molina Modo campanha não fará parte do pacote de Black Ops 4 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Modo campanha não fará parte do pacote de Black Ops 4 — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Modo Zombies três em um

O modo Zombies sempre foi um dos destaques dos jogos de Black Ops, atingindo o seu ápice em Black Ops 3, que tem uma das versões mais populares, completas e divertidas. Para a alegria dos fãs, os zumbis estão de volta no novo game da franquia com ainda mais destaque.

Em vez de uma campanha (como visto na versão de lançamento de Black Ops 3), os jogadores terão acesso a três experiências distintas, que contam histórias mais elaboradas e interessantes, com direito a personagens exclusivos. A Treyarch também promete mais opções de customização para o modo, além da volta do seletor de dificuldade.

Modo Zombies de Black Ops 4 foi separado em três partes — Foto: Divulgação/Activision Modo Zombies de Black Ops 4 foi separado em três partes — Foto: Divulgação/Activision

Modo Zombies de Black Ops 4 foi separado em três partes — Foto: Divulgação/Activision

Sistema de classes modificado

Na apresentação de Black Ops 4, a Activision prometeu mais foco para o jogo em equipe nas partidas multiplayer. Para ajudar nessa mudança de estilo, o título contará com uma versão modificada do sistema de classes de Black Ops 3, mais ou menos similar ao estilo de Overwatch, onde diferentes personagens contam com habilidades especiais únicas.

Diversos dos especialistas (as classes) de Black Ops 3 retornarão, mas com mudanças que adicionam mais utilidades durante o combate. Uma nova classe médica foi incluída e deve ser peça chave de equipes que buscam um melhor desempenho.

Black Ops 4 contará com novidades no sistema de classes  — Foto: Divulgação/Activision Black Ops 4 contará com novidades no sistema de classes  — Foto: Divulgação/Activision

Black Ops 4 contará com novidades no sistema de classes — Foto: Divulgação/Activision

Versão para PCs é exclusiva da plataforma da Blizzard

Call of Duty: Black Ops 4 será a primeira versão em anos a não estar disponível nos computadores via Steam. Dessa vez, o título estará exclusivamente na Battle.Net, plataforma digital da Blizzard que reúne jogos como Overwatch, Hearthstone, StarCraft 2 e Destiny 2. Nos consoles o título continuará disponível em disco e versão digital, disponível nas lojas da Xbox Live e PSN.

Black Ops 4 não estará disponível para compra no Steam — Foto: Reprodução/Murilo Molina Black Ops 4 não estará disponível para compra no Steam — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Black Ops 4 não estará disponível para compra no Steam — Foto: Reprodução/Murilo Molina

O que você acha de Call of Duty: Advanced Warfare? Conte pra gente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo