Redes sociais

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo


Os emoji ganham novas opções de ícones, adaptações e até mesmo redesenhos a cada ano. As mudanças são variadas e vão desde detalhes até a representatividade étnica e de gênero. A inclusão dos desenhos no teclado do iOS pela Apple em 2011 promoveu um modo de comunicação diferente, seguido por outras fabricantes. E assim, as figuras caíram no gosto do público, apesar de existirem desde 1995. Relembre a seguir quais símbolos mudaram ao longo do tempo e como eles estão agora.

1. Pistola

Em abril de 2018, Google, Facebook e Microsoft decidiram substituir os emojis de arma de fogo por uma pistola de água. A previsão é que os usuários do Android recebam a novidade a partir da versão 9.0 do sistema. Já no Windows, ainda não foi divulgada uma data, mas há um post com a prévia do redesenho na conta oficial do Twitter da companhia. A mudança foi anunciada em meio ao debate sobre a regulamentação de armas nos Estados Unidos. O assunto voltou à tona após a invasão de uma escola por um ex-aluno armado na Flórida, em fevereiro, o que provocou 17 mortes.

Evolução da pistola para arma de brinquedo das empresas de tecnologia — Foto: Divulgação / Emojipedia

A Apple foi pioneira na substituição da arma pelo brinquedo, em 2016. Posteriormente, foi seguida pelo WhatsApp, Twitter e Samsung. Curiosamente, até o mesmo ano, a Microsoft oferecia um ícone mais lúdico, de uma pistola de raios, mas trocou pelo desenho de um revólver mais realista.

2. Polêmicas alimentares

Sim, comidas são polêmicas no universo dos emojis. Tanto que algumas delas se transformaram por causa da insatisfação dos usuários. Até 2017, o emoji de hambúrguer do Google tinha um erro “grave”: o queijo estava embaixo da carne, enquanto todas as outras empresas o tinham por cima. Sundar Pichai, CEO da gigante de buscas, entrou na brincadeira e, na época, fez um tuíte no qual dizia concordar com a questão e parar tudo para resolver o problema.

Queijo mudou de posição no emoji de hambúrguer do Google — Foto: Reprodução/ Emojipedia

No mesmo período, o desenho da cerveja também era questionado. Na versão do Google, apesar do líquido estar pela metade, ele ainda tinha espuma na parte de cima da caneca. Além disso, o tom do amarelo escolhido também parecia não agradar muito. Apesar de Pichai ter “prometido” urgência, a alteração da dupla só ocorreu dois meses depois, em dezembro do ano passado.

Emoji de cerveja do Google também foi refeito — Foto: Reprodução/ Emojipedia

O cookie também já foi um assunto controverso. Diferente dos demais desenvolvedores, a Samsung exibia um cream cracker ao invés do biscoito com gotas de chocolate. A alteração só veio em fevereiro deste ano, com a atualização do Samsung Experience 8.5 para o 9.0.

Outro alimento revisado foi a paella. O ícone da Apple apresentava ingredientes que não condiziam com a receita original do prato criado em Valencia, na Espanha. Por isso, poucos meses após o lançamento, o emoji com camarões e peras foi substituído por um com frango e feijões-de-lima (ou verdes).

Ingredientes da paella no emoji do iOS foram substituídos — Foto: Reprodução/ Emojipedia

3. Etnias

A representatividade é um tópico importante na cartela de emojis. Afinal, os desenhos são utilizados para facilitar a expressão de sentimentos nas conversas. Desta forma, provavelmente, uma pessoa negra não se identificaria com um bonequinho loiro de olhos claros, por exemplo. Por isso, em 2015, o WhatsApp passou por uma atualização na qual todas as figuras humanas ganharam seis opções de tom de pele. Além disso, os personagens passaram a ser exibidos, por padrão, em uma cor amarela. Depois, outras fabricantes acompanharam a mudança.

Variedade de tons de pele nos emojis promove a diversidade — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Apesar do receio de que a diversidade de etnias pudesse ser utilizada de forma negativa, como modo de promover o preconceito racial, uma pesquisa revelou o resultado oposto. O estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, mostrou que a maioria das pessoas alteraram o tom de pelo de emoji para se aproximar de sua cor real. A adesão teria sido maior entre as pessoas de pele escura, o que, segundo a pesquisa, demonstra a importância da ação para a expressão pessoal online.

4. Famílias

A atualização do iOS 9.1, em 2015, trouxe uma novidade fundamental em relação à representatividade: famílias com casais do mesmo sexo. Foram disponibilizados ícones de núcleos compostos por pai e mãe, dois pais e duas mães, com variação apenas do gênero das crianças. Também se tornou possível compartilhar casais tanto hétero como homossexuais. A mudança, gradualmente, foi acolhida por outras fabricantes. No entanto, todos os desenhos foram mantidos na cor amarela padrão, sem opções de escolha de tons de pele.

Microsoft disponibilizou a combinação de 52 mil tipos de famílias em seus emojis — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Até que, em agosto de 2016, a Microsoft passou a permitir fazer 52 mil combinações familiares, com a inclusão de casais inter-raciais e, pais e mães solteiros. Um ano depois, foi a vez do Facebook aderir aos emojis de parentes mais diversificados.

5. Gêneros

O espaço da mulher na sociedade também foi alvo de debate no universo emoji. Em maio de 2016, o Google lançou ícones de profissionais femininos e masculinos em diferentes áreas, mesmo para aquelas nas quais os homens predominam, como engenharia e segurança pública. Em setembro do mesmo ano, outra atualização, desta vez da Apple, teve o foco na igualdade de gêneros. A bonequinha de blusa rosa que realizava uma série de movimentos ganhou uma vestimenta com uma cor mais neutra e uma versão masculina.

Emojis profissionais do Google trouxe variedade de personagens femininos — Foto: Reprodução/ Emojipedia

6. Coração grande e tamanhos no WhatsApp

Os emojis do WhatsApp ganharam tamanho diferenciado, conforme a quantidade de ícones enviados sozinhos em uma mesma mensagem, a partir de outubro de 2016. Ao utilizar apenas uma figura (sem texto), esta passou a ser exibida em um tamanho maior em relação ao envio de duas imagens, e assim por diante. A partir de quatro desenhos, a dimensão permanece tradicional, de quando os símbolos são encaminhados acompanhados de uma frase.

Emojis com tamanhos diferentes no WhatsApp — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

No entanto, em 2015, o mensageiro já havia testado um emoji com tamanho diferenciado: o coração vermelho. Desde então, quando o ícone é enviado sozinho, ele se torna um grande coração pulsante meio da tela.

7. Seis dedos

A Samsung é conhecida pelos emojis “polêmicos”. Até a Samsung Experience 9.0, seus ícones diferiam muito daqueles das demais empresas, com dificuldades de comunicação. Antes, o famoso "revirar de olhos" não representava a ironia desejada, enquanto o sorriso "sem graça" mais parecia uma pessoa com raiva ao fazer "biquinho".

O problema foi outro em 2016: o símbolo representado pelos dedos cruzados tinha seis dedos. O erro anatômico só foi corrigido meses depois, o que conferiu ao emoji da companhia coreana, ao menos, um caráter único.

Emoji da Sag tinha seis dedos — Foto: Reprodução/ Emojipedia

8. Estilo Blob

O Google redesenhou os seus emojis e extinguiu aqueles do estilo "blob", sigla em inglês para objeto grande básico, em tradução literal. A mudança anunciada no Google I/O de 2017 não foi muito bem recebida pelos fãs do estilo do traço mais “solto”, substituído pela forma circular e mais “consistente”, presente nos emojis da Apple. O objetivo da troca foi tornar os ícones mais próximos do padrão de outras fabricantes e reduzir ruídos de comunicação entre diferentes aparelhos.

Emojis do Google no estilo blob — Foto: Reprodução/ Emojipedia

9. Animojis: a evolução dos emojis

O lançamento do iPhone X trouxe percussão para um recurso, até então, disponível exclusivamente no aparelho: os animojis. As figuras em três dimensões reproduzem as expressões faciais dos usuários e os sons feitos em pequenos vídeos. A aplicação é capaz de reproduzir 50 movimentos musculares por meio da câmera frontal do dispositivo.

iPhone X inova com emojis animados — Foto: Reprodução/TechTudo

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Como postar frases estilizadas no WhatsApp Status

Como postar frases estilizadas no WhatsApp Status

Mais do TechTudo