Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Facebook anunciou uma ferramenta de paquera que promete bater de frente com o Tinder e outros apps de relacionamento. A novidade foi apresentada nesta terça-feira (1), no primeiro dia do F8, evento anual voltado para a comunidade de desenvolvedores. A plataforma permitirá aos usuários criar um perfil de paquera separado daquele da rede social, e os amigos do Facebook não serão notificados de quaisquer atividades feitas na ferramenta de namoro. “As pessoas já usam o Facebook para conhecer pessoas e queremos melhorar essa experiência”, explica o post no blog oficial. A previsão é que os testes do novo recurso comecem ainda este ano.

Como usar o Facebook Stories no computador

Como usar o Facebook Stories no computador

A funcionalidade, que vem sendo chamada não oficialmente de “Facebook Dating”, será visualizada somente por aqueles que têm o status de relacionamento como “Solteiro (a)”. As recomendações serão feitas com base nas preferências de namoro, interesses e amigos em comum. Também será possível encontrar pretendentes através de grupos e eventos do Facebook em comum, ampliando as chances de conhecer o par ideal. As atividades realizadas dentro do recurso de paquera não serão exibidas no feed de notícias do usuário.

Mark Zuckerberg declarou, durante a apresentação do recurso no F8, que o objetivo do serviço não é promover encontros casuais, mas a construção de relações reais mais significativas. A fim de evitar ameaças ou imagens inapropriadas, a ferramenta permitirá apenas a troca de mensagens de texto. Assim, não haverá suporte para o envio de vídeos e fotos pelo bate-papo.

Integração com Spotify e mais

Além da ferramenta de paquera, foram apresentadas outras novidades para o Facebook na F8. Uma delas diz respeito à maior integração com Spotify. Agora, o usuário pode compartilhar nas histórias do Instagram ou no Feed do Facebook as músicas que ouve no serviço de música sem a necessidade de usar apps de terceiros. Além disso, os grupos da rede social ganharão, ainda este ano, uma aba específica para eles, facilitando o acesso daqueles que em que as pessoas já participam e a descoberta de novos.

Facebook agora permite compartilhar tela do Spotify — Foto: Divulgação/Facebook Facebook agora permite compartilhar tela do Spotify — Foto: Divulgação/Facebook

Facebook agora permite compartilhar tela do Spotify — Foto: Divulgação/Facebook

Já o “Clear History” é um recurso ainda em desenvolvimento que informará aos usuários sobre os sites e apps que enviam seus dados ao Facebook. A ferramenta ainda permitirá excluir essas informações da sua conta e desativar a capacidade da rede de armazená-las posteriormente. Por fim, o serviço “Resposta a Crises” será atualizado no final de 2018 e permitirá que as pessoas afetadas por crises forneçam informações importantes em primeira mão, como o fechamento de ruas e fotos e vídeos dos locais do incidente.

Como ficar invisível no chat do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo