Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Um novo tipo de golpe pelo WhatsApp tenta atrair vítimas com promessas de camisas da Seleção Brasileira de futebol como brinde. O caso, identificado nesse último fim de semana, relembra tentativas de fraudes anteriores, solicitando que uma mensagem com um link malicioso fosse repassada entre amigos e familiares.

A fraude pode ser disseminada tanto pelo WhatsApp quanto por notificações em navegadores para iPhone (iOS) e Android. Segundo a Kaspersky Lab, mais de 2.500 pessoas foram afetadas apenas nas primeiras 24 horas.

Golpe tenta enganar usuários com mensagem de promoção falsa de camisa da Seleção — Foto: Viviane Werneck/TechTudo Golpe tenta enganar usuários com mensagem de promoção falsa de camisa da Seleção — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

Golpe tenta enganar usuários com mensagem de promoção falsa de camisa da Seleção — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

A mensagem está sendo disseminada pelo WhatsApp e também por notificações em navegadores como Google Chrome, Firefox, entre outros. A promoção enganosa oferece uma camisa do Brasil para quem compartilhar a mensagem com 30 amigos. Após clicar no link, a vítima é redirecionada para um site falso da campanha.

Em ambos os casos, o usuário é redirecionado para uma página maliciosa que solicita a instalação de um app. Esses aplicativos de origem duvidosa podem trazer adwares, que passa a exibir propagandas no dispositivo em qualquer momento.

Site do golpe é hospedado na Rússia — Foto: Divulgação/Kaspersky Lab Site do golpe é hospedado na Rússia — Foto: Divulgação/Kaspersky Lab

Site do golpe é hospedado na Rússia — Foto: Divulgação/Kaspersky Lab

De acordo com a Kaspersky Lab, a fraude pode passar despercebida pelos usuários menos atentos, já que se trata de um site falso hospedado na Rússia, país onde acontecerá a Copa do Mundo 2018. Um dos endereços utilizados é o "ru-promos.site", domínio já conhecido em tentativas de golpes anteriores.

Outras tentativas de golpe

O WhatsApp é um dos apps mais populares do mundo, com cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. Só no Brasil, são mais de 120 milhões. Ao mesmo tempo, a plataforma vem enfrentando inúmeras tentativas de golpes nos últimos meses, com falsas promoções de Páscoa e durante o Dia das Mulheres.

Com a proximidade da Copa do Mundo, criminosos utilizam o tema do evento em fraudes, como no caso do álbum de figurinhas. Recentemente, uma tentativa de golpe prometia ingressos de cinema de graça para quem compartilhasse links na lista de contatos.

Para evitar essas tentativas de fraude, é importante sempre estar atento a promoções oferecidas em apps de rede sociais e com links desconhecidos, mesmo que enviados por amigos. Outra dica é evitar a divulgação de dados sigilosos, como cartão de crédito e documentos. Você pode ver o Guia Definitivo para evitar em cair em ciladas no WhatsApp.

WhatsApp: como avisar aos amigos sobre mudança de número de celular

WhatsApp: como avisar aos amigos sobre mudança de número de celular

Como bloquear WhatsApp no celular roubado? Usuários trocam dicas no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo