Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O grupo de pesquisadores Edoardo Giacomello, Pier Luca Lanzi e Daniele Loiacono, da Itália, lançaram o que pode ser uma nova vida para jogos antigos: a possibilidade de criar fases a partir de inteligência artificial. A equipe apresentou sua ideia com Doom, clássico game de PC, usando a tecnologia conhecida como Generative Adversarial Networks (GANs). Em um vídeo que detalha o processo prático, eles mostram como geraram os níveis e também dão uma pequena demonstração de como uma fase criada por IA se comporta, ao ser jogada.

Daniele Loiacono explicou ao site Digital Trends que os níveis foram gerados com base em análise de fases usadas para treino por jogadores. Para o grupo, este tipo de ferramenta pode ajudar desenvolvedores de games no futuro, ao criar novas funções para a a produção de jogos, que facilitem todo o processo.

Clássico DOOM ganha nova vida com IA — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Clássico DOOM ganha nova vida com IA — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Clássico DOOM ganha nova vida com IA — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

O projeto não foi disponibilizado publicamente em sua totalidade, mas o grupo publicou online os arquivos usados e gerados no depósito online Github. Eles esclarecem que mmais de mil níveis de DOOM foram criados nos testes.

Para quem não conhece, a Generative Adversarial Networks é um tipo de inteligência artificial, usada justamente no aprendizado de máquinas, criado em 2014.

MAIS DO TechTudo