Por Paulo Alves, para o TechTudo


O iPhone 7 Plus é o celular preferido entre usuários dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa de satisfação feita entre abril de 2017 e março de 2018. O smartphone lançado em 2016 – o primeiro da Apple a contar com câmera dupla – bateu o rival Galaxy S8, de 2017, e até modelos mais recentes da Maçã.

A Apple e a Samsung dominam praticamente toda a lista. O Galaxy S8 Plus ocupa a segunda posição, seguido de Galaxy S8, iPhone 8 e iPhone 8 Plus empatados em terceiro. Já o iPhone X, modelo mais caro da fabricante, surge apenas na 17ª colocação. O resultado faz parte do relatório mais recente da American Customer Satisfaction Index (ACSI), entidade que realiza estudos anualmente para gerar indicadores econômicos.

iPhone 7 Plus lidera ranking de satisfação entre consumidores americanos — Foto: Carolina Ochsendorf iPhone 7 Plus lidera ranking de satisfação entre consumidores americanos — Foto: Carolina Ochsendorf

iPhone 7 Plus lidera ranking de satisfação entre consumidores americanos — Foto: Carolina Ochsendorf

O ranking considera uma pontuação de 0 a 100 que representa o nível de satisfação do consumidor. O líder iPhone 7 Plus obteve 85 pontos, 1 ponto a mais do que o Galaxy S8 Plus. A lista completa tem 24 smartphones, com a última posição ocupada pelo iPhone 5 – o modelo lançado em 2012 obteve 75 pontos.

São poucos os telefones de outras fabricantes que aparecem na listagem. O “intruso” mais bem posicionado é o LG G4, com 82 pontos, na sexta posição. Celulares intermediários, como o Moto G e Moto E, da Motorola, também são mencionados na pesquisa.

Como funciona

A pesquisa da ACSI envolveu mais de 45 mil entrevistas nos Estados Unidos. Os dados foram inseridos em modelos econométricos parar gerar a pontuação final. Por levar em conta questionários aplicados ao longo de vários meses, o método tende a favorecer smartphones mais antigos.

O iPhone 7 Plus é o único entre os cinco primeiros colocados que esteve disponível no mercado durante todo o período de coleta de dados. As vendas do Galaxy S8 e do S8 Plus no mercado norte-americano, vale lembrar, tiveram início somente no final de abril de 2017.

Um dado que chama atenção é a disparidade nos resultados obtidos pelos iPhone 8 e iPhone X, lançados na mesma época. O modelo mais caro da Apple, segundo a ACSI, parece “não ter recursos suficientes que justifiquem o custo”. O cenário teria sido responsável pela baixa popularidade do iPhone X, com três pontos a menos que o iPhone 8 no ranking de satisfação.

Ranking de satisfação

Modelo Fabricante Pontuação
iPhone 7 Plus Apple 85
Galaxy S8 Plus Samsung 84
Galaxy S8 Samsung 83
iPhone 8 Apple 83
iPhone 8 Plus Apple 83
LG G4 LG 82
iPhone 6 Plus Apple 82
Galaxy Note 5 Samsung 81
Galaxy S6 Samsung 81
Galaxy S7 Samsung 81
Galaxy S7 Edge Samsung 81
iPhone 5S Apple 80
iPhone 6S Apple 80
iPhone 6S Plus Apple 80
iPhone 7 Apple 80
iPhone SE Apple 80
iPhone X Apple 80
Moto G Motorola 80
Galaxy J3 Samsung 79
Moto E Motorola 79
LG G Stylo LG 78
iPhone 6 Apple 78
Galaxy S5 Samsung 76
iPhone 5 Apple 75

Com informações: ACSI

Qual é o celular mais resistente a quedas atualmente? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

iPhone X: conheça sete curiosidades sobre o modelo da Apple

iPhone X: conheça sete curiosidades sobre o modelo da Apple

MAIS DO TechTudo