Jogos de corrida

Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Gran Turismo é uma das séries de jogos de corrida mais populares do mundo. Desde que o primeiro título foi lançado exclusivamente para PlayStation em 1997, até o recente Gran Turismo Sport no PS4, a franquia da Sony busca o realismo em um farto catálogo de veículos licenciados oficiais, mas também há espaço para muitas bizarrices. Conheça a seguir os modelos mais inusitados da série!

Mercedes-Benz Daimler Motor Carriage

Enquanto a maioria das corridas de Gran Turismo envolvem carros de luxo em alta velocidade, também há espaço para celebrar a história do automobilismo, algo que o criador da série, Kazunori Yamauchi, busca fazer em todos os seus jogos.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Mercedes-Benz Daimler Motor Carriage — Foto: Reprodução / YouTube Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Mercedes-Benz Daimler Motor Carriage — Foto: Reprodução / YouTube

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Mercedes-Benz Daimler Motor Carriage — Foto: Reprodução / YouTube

Assim, em Gran Turismo 4, lançado para PlayStation 2 em 2003, o time se inspirou nos primeiros carros montados pela humanidade e trouxe, além do Motor Carriage, o Merces-Benz Patent Motor Wagen.

Mercedes-Benz Patent Motor Wagen

Esses dois veículos naturalmente figuram entre os carros mais lentos de toda a franquia, mas merecem ser apreciados por seu gameplay único, ou até mesmo pela comédia que surge ao colocá-los lado a lado com carros modernos.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Mercedes-Benz Patent Motor Wagen — Foto: Reprodução / YouTube Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Mercedes-Benz Patent Motor Wagen — Foto: Reprodução / YouTube

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Mercedes-Benz Patent Motor Wagen — Foto: Reprodução / YouTube

Tanto o Mercedes-Benz Daimler Motor Carriage como o Mercedes-Benz Patent Motor Wagen foram lançados em 1886 no mundo real.

Veículo Lunar LRV-001

No jogo Gran Turismo 6, lançado em 2013 para PlayStation 3, um dos modos mais peculiares permitia ao jogador ir até a lua para disputar as provas de direção mais inusitadas de toda a série a bordo do Lunar Roving Vehicle LRV-001.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo — Foto: Reprodução / GranTurismo.com Os carros mais bizarros da série Gran Turismo — Foto: Reprodução / GranTurismo.com

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo — Foto: Reprodução / GranTurismo.com

Inspirado nos verdadeiros veículos de locomoção no espaço criados em 1971, seu controle no game era meio estranho, mas valia a pena correr com eles, já que a Polyphony replicou com bastante precisão a física e superfície da lua.

Gran Turismo Logo

O primeiro jogo da série, lançado em 1997 no PlayStation 1, já deixou claro que Gran Turismo também sabia abraçar a zoeira e divertidas brincadeiras para entreter os jogadores, uma tradição que continuou nos jogos seguintes.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155 Os carros mais bizarros da série Gran Turismo — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Foi aqui que, pela primeira vez, os jogadores puderam apreciar a experiência de pilotar o lendário Gran Turismo Logo, um carro totalmente arcade cujas rodas eram desconectadas fisicamente do corpo!

Troffy

A Sony só lançou um sistema de conquistas para seus consoles no PlayStation 3, mas já era possível pegar troféus no primeiro Gran Turismo, ou melhor, pilotar com um! Tal qual o logotipo do GT, o carro “Troffy” é apenas uma gigantesca taça cercada por quatro rodinhas desconectadas da máquina.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Troffy — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155 Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Troffy — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Troffy — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Roadster 1.6 Special Package, o “Troféuzinho”

Gran Turismo 2, lançado em 1999 no PlayStation 1, seguiu os passos de seu antecessor e trouxe ainda mais carros em estilo arcade. Curiosamente, ele trouxe também uma espécie de “irmão mais novo” do Troffy, uma pequena taça.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Roadster 1.6 Special Package — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155 Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Roadster 1.6 Special Package — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: Roadster 1.6 Special Package — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Diferente do Troffy, sua versão Roadster é bem compacta e conta com grossas rodas sustentando sua lataria leve, o que o torna um carro bem único e complicado de controlar.

RX-7 Touring Kit A-Spec Licença B

Se os carros acima não foram bizarros o bastante para você, Gran Turismo 2 ainda trouxe não só uma, nem duas, mas sim todas as licenças de piloto como opções de carros jogáveis! Confira o tamanho gigantesco da licença B em ação:

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença B — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155 Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença B — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença B — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

RX-7 Touring Kit A-Spec Licença A

Apesar de todas as licenças serem parte do mesmo modelo de veículo, o RX-7 Touring Kit, e seguirem o exemplo dos outros carros arcade, com quatro rodas desconectadas do corpo, as licenças se comportam um pouco diferente nas pistas, com pesos e velocidade distintas entre si.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença A — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155 Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença A — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença A — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

RX-7 Touring Kit A-Spec Licença Internacional

Como você pode ver nas imagens acima e abaixo, os Carros com Licença A e Internacional possuem diferentes tamanhos, o que impacta a forma como o jogador precisa tangenciar as curvas e planejar suas ultrapassagens.

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença Internacional — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155 Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença Internacional — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Os carros mais bizarros da série Gran Turismo: RX-7 Touring Kit A-Spec Licença Internacional — Foto: Reprodução / YouTube MattJ155

Não há dúvidas de que, enquanto a série Gran Turismo continuar brilhando nas pistas dos consoles PlayStation, os jogadores terão uma farta seleção de carros bizarros e engraçados para pilotar!

Mais do TechTudo