Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Snapchat lançou seu primeiro filtro que reage aos sons capturados pelo celular. A mais nova adição, feita nesta segunda (28), trata-se de uma máscara fofinha de animal, que fica sobreposta ao rosto do usuário, assim como as já conhecidas no app de publicações temporárias.

A diferença para as anteriores é que os olhos se movimentam, assim como as orelhas pulsam e brilham, de acordo com os sons do ambiente onde o usuário está ao acessar o Snapchat. A novidade já está disponível para as versões Android e iPhone (iOS). De acordo com o Engadget, a empresa anunciou que lançará mais filtros que interagem com áudio nas próximas semanas.

O filtro de rosto permite ser usado em dupla com um amigo. A lente é acessada na barra inferior da tela, onde ficam os demais efeitos. Para usá-la, basta seguir o passo a passo dos outros lenses. O diferencial é que agora o usuário pode se divertir fazendo barulhos ao fazer um vídeo pelo Snapchat, para gravar o movimento da função inédita.

Os filtros parecem ser o grande foco do Snapchat agora. Em abril, a companhia lançou o Lens Studio, um software para que o usuário comum crie seus próprios efeitos de realidade aumentada em 2D e 3D.

Novo filtro de rosto pode ser usado com amigos — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso Novo filtro de rosto pode ser usado com amigos — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso

Novo filtro de rosto pode ser usado com amigos — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso

Neste ano, o aplicativo também passou por reformulações na interface, que mudou duas vezes em apenas seis meses. O layout sofreu uma modificação em fevereiro que desagradou a maioria dos usuários, provocando a criação de uma petição online que reuniu mais de 1,2 milhão de assinaturas pela volta do visual antigo. Em maio, foi realizada uma segunda alteração da interface que planeja reverter a anterior, e está sendo inicialmente distribuída apenas para usuários de iOS.

Além disso, também foram adicionados vários recursos ao app desde o início de 2018, como chamadas em vídeo com até 16 participantes, GIFs para snaps, a plataforma Friendmoji 3D e o lançamento do SnapMap para PC. Fora essas atualizações de software, mês passado o Snapchat também lançou uma nova versão dos óculos inteligentes Spectacles.

Snapchat: por que não recebo notificação de screenshot? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Os melhores Lenses do Snapchat

Os melhores Lenses do Snapchat

MAIS DO TechTudo