Sony SRS-XB21, 31 e 41: conheça caixas de som Bluetooth à prova d'água

Sony lança três caixinhas de som no Brasil; o diferencial da linha está no recurso Party Booster, que permite criar efeitos sonoros ao bater no aparelho

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Anna Kellen Bull, de São Paulo*

As SRS XB21, XB31 e XB41 são as novas caixas de som portáteis da Sony que desembarcam no Brasil em junho. Com Bluetooth e NFC, os três modelos contam com certificação IPX67 que oferece proteção à água, à poeira e outros resíduos. O maior diferencial da linha está em um recurso inédito chamado Party Booster, que serve para criar efeitos sonoros divertidos por meio de "batidinhas" nos alto-falantes do aparelho.

Os lançamentos foram anunciados em um evento em São Paulo nesta quarta-feira (16). O TechTudo colocou as mãos nas novas caixinhas e conta todos os detalhes nas linhas a seguir. Vale citar que ainda não há informações sobre o preço no país.

Sony SRS-XB21, 31 e 41: conheça caixas de som Bluetooth à prova d'água (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Sony SRS-XB21, 31 e 41: conheça caixas de som Bluetooth à prova d'água (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Sony SRS-XB21, 31 e 41: conheça caixas de som Bluetooth à prova d'água (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Design iluminado

Com especificações mais simples da linha, a SRS XB21 também é a mais portátil entre as três. Suas dimensões de 193 x 72 x 65 mm são ideais para usuários que precisam de uma caixinha de som básica para levar em viagens ou para casa de amigos, por exemplo. O peso de 530 g também facilita na hora de transportá-la em mochilas e até em bolsas menores. O modelo chega às lojas em três opções de cores: preta, vermelha ou azul.

Controles da Sony SRS-XB21 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Controles da Sony SRS-XB21 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Controles da Sony SRS-XB21 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Já a intermediária XB31 mede 231 x 87 x 81 mm e pesa 890 g. O produto é indicado para quem deseja uma ficha técnica mais parruda, mas sem abrir mão da portabilidade. Por fim, há a mais avançada da linha: a XB41. Com 291 x 104 x 105 mm e 1,5 kg, o dispositivo deve satisfazer consumidores que procuram um áudio mais potente, embora seja mais complicado para carregá-la por aí. As duas chegam nas cores preta ou vermelha.

Sony SRS-XB41 na água (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Sony SRS-XB41 na água (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Sony SRS-XB41 na água (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Fora as dimensões e as cores, o design e os botões das caixinhas "irmãs" seguem o mesmo padrão. Ambas contam com iluminação LED em volta dos alto-falantes, que dançam conforme a música. O usuário pode controlar o estilo das luzes pelo celular com o app Sony Music Center, que está disponível para Android e iPhone (iOS). Como o LED tende a gastar mais bateria, é possível desativá-lo por meio do botão dedicado no próprio aparelho.

Caixa de som Sony SRS-XB31 de frente (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Caixa de som Sony SRS-XB31 de frente (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Caixa de som Sony SRS-XB31 de frente (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Principais recursos

Sem dúvidas, o destaque dos produtos é um recurso de som inédito chamado de Party Booster. A tecnologia emite diferentes tipos de sons quando o usuário dá "batidinhas" em todos os cantos do alto-falante. Funciona da seguinte forma: basta tocar em qualquer parte do aparelho para ouvir diferentes batidas – no estilo percussionista. São quatro estilos pré-definidios: bateria eletrônica, bumbo, tarol e cowbell.

É possível ainda customizar o áudio entre as 11 opções disponíveis no aplicativo. Além disso, o usuário pode variar o volume e a intensidade dos "instrumentos" de acordo com a força que aplica no aparelho. Em nossos testes, a novidade pareceu bastante divertida em um primeiro momento – porém, não podemos afirmar que ela será útil após algum tempo de uso.

Novas caixas de som da Sony são à prova d'água  (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Novas caixas de som da Sony são à prova d'água  (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Novas caixas de som da Sony são à prova d'água (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Os três modelos contam com a tecnologia Wireless Party Chain, que possibilita conectar até 100 caixas de som da Sony (independente do modelo), para turbinar mais o volume e a potência do áudio. Para animar ainda mais a festa, as luzes das caixinhas também ficam sincronizadas.

É importante reforçar que todas têm certificação IPX67, o que permite lavar e mergulhar o aparelho. Durante a demonstração, afundamos as caixas de som em um tanque cheio de água e a experiência foi interessante. Os dispositivos continuaram a reproduzir a música e a piscar as luzes LED sem qualquer empecilho. Mas vale o alerta: após o mergulho, as gotículas entraram no alto-falante e, naturalmente, o áudio ficou mais baixo, como se estivesse "entupido". Pouco tempo depois, o grave da música "expulsou" o líquido e fez com que o som ficasse com o volume normal novamente.

Sony SRS-XB31na mão (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Sony SRS-XB31na mão (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Sony SRS-XB31na mão (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Qualidade de som e bateria

As SRS XB21, XB31 e XB41 embarcam a tecnologia Extra Bass da Sony, que promete tons de graves mais potentes. Devido ao barulho comum em eventos de lançamentos, não foi possível conferir a fundo a qualidade de som das caixinhas – são necessários testes mais prolongados para avaliar. Apesar disso, o pouco que ouvimos agradou: o áudio parece ser poderoso.

Em relação à autonomia da bateria, há diferenças importantes. A SRS XB21, mais básica da linha, deve reproduzir músicas por até 12 horas. As SRS XB31 e XB41 têm até 24 horas de duração, de acordo com a Sony. Outro diferencial desses dois modelos está na saída USB, que permite carregar o smartphone ou outro dispositivo direto da caixa de som.

Especificações das caixas de som da Sony

SRS-XB21 SRS-XB31 SRS-XB41
Dimensões 193 x 72 x 65 mm 231 x 87 x 81 mm 291 x 104 x 105 mm
Peso 530 g 890 g 1,5 kg
Tamanho do alto-falante 42 mm 48 mm 58 mm
Int. de com. máx. 10 m 30 m 30 m
Int. de trans. de freq. 20 Hz - 20.000 Hz (Amostragem 44,1 kHz) 20 Hz - 20.000 Hz (Amostragem 44,1 kHz) 20 Hz - 20.000 Hz (Amostragem 44,1 kHz)
Bateria 12 horas (iluminação desligada) 24 horas (iluminação desligada) 24 horas (iluminação desligada)

*A jornalista viajou para São Paulo a convite da Sony

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo