Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Yanny ou Laurel? Um novo mistério, desta vez envolvendo um áudio, está dominando as redes sociais de todo mundo. Depois da polêmica foto do vestido, que alguns viam azul e preto e outros branco e dourado, agora um som de poucos segundos com uma voz robótica está dividindo os internautas. Certas pessoas ouvem a palavra “Yanny”; outras, juram só escutar “Laurel”. O conteúdo teria viralizado depois da postagem de um estudante de 18 anos em sua conta no Reddit, exatamente devido às divergências de amigos sobre o que era dito.

Dê play no vídeo abaixo para ouvir o som polêmico:

Em seguida, o conteúdo passou a ser compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais. Por exemplo, o post acima, da usuária do Twitter Cloe Feldman, atingiu mais de 21 milhões de visualizações. O sucesso foi tanto que Feldman precisou até mesmo fazer um vídeo em seu canal no YouTube explicando que não sabia a origem do áudio e que apenas o havia reproduzido de algum lugar.

Explicação científica

A “ilusão sonora” na verdade se trata de um estímulo de percepção ambíguo. Em entrevista ao The Verge, o professor assistente de audição e neurociência cognitiva da Universidade de Maastricht, Lars Riecke, explica que o segredo está na frequência, na mecânica dos ouvidos e também no que a pessoa espera ouvir. A audição também pode ser influenciada pelo meio em que se ouve o áudio. Lars justifica que é prossível que a percepção entre os dois sons se alterne dependendo do tipo de frequência que uma placa de som enfatiza.

Segundo Lars, perdemos a audição nas faixas de frequência mais altas à medida que envelhecemos, motivo pelo qual ouvidos mais jovens tendem a escutar ‘Yanny”. O fenômeno pode ser simulado no computador com a remoção das frequências mais altas ou baixas. “A informação acústica que nos faz ouvir Yanny é mais alta que a informação acústica que nos faz ouvir Laurel”, explica Lars.

Já Bharath Chandrasekaran, professor do departamento de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade do Texas, diz que o texto que vem juntamente com o áudio, o que pode ajudar as pessoas a “moldarem” o que vão escutar devido à sugestão entre as duas palavras. Ou seja, não são só os ouvidos ou caixa de som que influenciam na “escolha da palavra”, mas o cérebro também.

Mas, afinal, é Laurel ou Yanny?

Segundo o The New York Times, além do jovem de 18 anos que postou o áudio no Reddit, há outros dois jovens que afirmam serem os autores da gravação, feita a partir do som de um vocábulo no site vocabulary.com. A palavra a que se referia? “Laurel”, termo que designa uma coroa de flores usada na cabeça, “geralmente um símbolo de vitória".

Como seria sua aparência se você fosse do gênero oposto? Conheça o site e faça testes

Como seria sua aparência se você fosse do gênero oposto? Conheça o site e faça testes

MAIS DO TechTudo