Por Thássius Veloso, da redação


A velocidade da internet 4G no Brasil estagnou nos últimos seis meses. Nenhuma operadora de telecomunicações conseguiu tornar a conexão mais rápida, de acordo com um estudo feito pela OpenSignal, criadora do velocímetro de mesmo nome. Claro, Oi, TIM e Vivo ficaram mais lentas na troca de dados de quarta geração. O levantamento considera quase 6,5 bilhões de testes realizados por usuários entre março e maio deste ano.

Apesar do fraco desempenho geral, a Claro aparece como operadora mais veloz do mercado brasileiro. A operadora de origem mexicana alcançou velocidade média de download de 28,18 Mb/s (Mega) no 4G e de 4,57 Mb/s no serviço de terceira geração. O envio de arquivos também é mais rápido na rede 4G da Claro, com velocidade de 9,28 Mb/s.

4G no Brasil
Conexão ficou mais lenta nos últimos seis meses
Fonte: OpenSignal

“Eles parecem ter construído uma rede LTE (de quarta geração) muito mais poderosa do que os competidores. Os concorrentes também estão ampliando suas redes LTE, mas não são capazes de equivaler esta capacidade”, diz Kevin Fitchard, analista-chefe da OpenSignal, em entrevista exclusiva ao TechTudo.

Em ambos os testes, a Oi aparece na lanterna, com as conexões mais lentas. “A empresa não aproveita as vantagens únicas da frequência de 700 MHz para ampliar com certa facilidade a disponibilidade de 4G. Os 700 MHz não significam apenas acessos melhores, mas também mais cobertura de quarta geração”, avalia. A operadora é a única entre as grandes do país sem nenhuma iniciativa nesta frequência, anteriormente ocupada pelo sinal analógico de TV.

O relatório da OpenSignal indica os vencedores em uma série de categorias. A Claro sai na frente na maioria delas: velocidade do download no 4G; velocidade do download no 3G; velocidade média geral; velocidade do upload no 4G; e latência no 4G.

Clientes da Claro conseguiram as mais altas velocidades em testes de download com rede 4G e 3G — Foto: Divulgação / Claro Clientes da Claro conseguiram as mais altas velocidades em testes de download com rede 4G e 3G — Foto: Divulgação / Claro

Clientes da Claro conseguiram as mais altas velocidades em testes de download com rede 4G e 3G — Foto: Divulgação / Claro

A Nextel é campeã de latência no 3G e a TIM ganha na disponibilidade de rede 4G, conforme a organização antecipou em maio. A companhia de origem italiana sai na frente com cobertura 4G em 74,4% dos testes contra 67,3% da Vivo, a segunda colocada. O analista ressalta que “velocidades rápidas de 4G são inúteis se você não puder encontrar uma conexão 4G”.

O estudo também detalha a situação de regiões metropolitanas. A Claro também leva a melhor quando o assunto é download via 4G em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (nesta última, a operadora ultrapassou a Vivo, apontada como a melhor opção no levantamento concluído em novembro de 2017).

Resultado regional

Região Velocidade de download no 4G Velocidade de upload no 4G Latência Disponibilidade do 4G
Belo Horizonte Claro Claro Oi e TIM Claro e TIM
Rio de Janeiro Claro Claro e Vivo Oi TIM
São Paulo Claro Claro e Nextel Nextel TIM

Fitchard lembra que as capitais começaram a receber o sinal em 700 MHz nos últimos meses, o que significa que “em breve” a frequência pode trazer um impacto maior tanto nas medições regionais quanto nas nacionais.

Com informações: OpenSignal

Qual operadora tem o melhor 4G do Brasil? Usuários opinam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo