Apple Fotos sugere envio de imagens no iOS 12; conheça novidades

App fica mais inteligente e usa processamento local para proteger a privacidade do usuário.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Apple Fotos ficará mais inteligente no iOS 12, atualização para iPhone e iPad prevista para setembro. A Apple anunciou novas funções para o aplicativo durante a WWDC 2018, nesta segunda-feira (4), incluindo recursos automatizados, como envio de imagens para amigos usando reconhecimento facial, e a aba Para Você, onde as principais novidades estarão concentradas.

As mudanças tornam o serviço mais parecido com o rival Google Fotos, que utiliza inteligência artificial para organizar álbuns e até editar e aplicar efeitos em imagens. Veja, a seguir, o que esperar do app de gerenciamento de fotos e vídeos da Apple.

Apple Fotos fica mais inteligente no iOS 12 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Apple Fotos fica mais inteligente no iOS 12 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Apple Fotos fica mais inteligente no iOS 12 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Aba Para Você

A principal mudança do Fotos é a aba Para Você, que reúne álbuns com memórias e sugestões de compartilhamento de imagens e vídeos com amigos identificados. O recurso se parece com o menu “Assistente” do Google Fotos, uma seção especial que mostra edições automáticas para melhorar o brilho ou criar montagens de fotos parecidas. No caso do Apple Fotos, porém, não há oferta de imagens aprimoradas de forma automática.

Apple Fotos terá nova aba Para Você no iOS 12 (Foto: Divulgação/Apple) Apple Fotos terá nova aba Para Você no iOS 12 (Foto: Divulgação/Apple)

Apple Fotos terá nova aba Para Você no iOS 12 (Foto: Divulgação/Apple)

Sugestões de compartilhamento

O Apple Fotos do iOS 12 passa a reconhecer pessoas em fotos da galeria para facilitar o compartilhamento. Ao capturar fotos e vídeos em um evento, o app irá identificar os rostos nas imagens e agrupar o conteúdo para enviar automaticamente entre os envolvidos. A Apple também promete identificar imagens repetidas para evitar cópias indesejadas durante o processo. A função fica na aba Para Você.

Apple Fotos irá identificar pessoas nas fotos para facilitar envio (Foto: Divulgação/Apple) Apple Fotos irá identificar pessoas nas fotos para facilitar envio (Foto: Divulgação/Apple)

Apple Fotos irá identificar pessoas nas fotos para facilitar envio (Foto: Divulgação/Apple)

Busca mais rápida

Ao usar a ferramenta de pesquisa do Fotos, o app tentará prever quais imagens ou vídeos estão sendo buscados pelo usuário, para oferecer resultados mais rapidamente. O campo de busca poderá, também, sugerir palavras-chave para filtrar melhor as imagens e agilizar a tarefa. A tela mostrará conteúdo agrupado em categorias de acordo com a busca, permitindo abrir coletâneas de mídias relacionadas a um lugar ou a um evento.

Busca no Apple Fotos vai ficar mais rápida e agrupar resultados (Foto: Divulgação/Apple) Busca no Apple Fotos vai ficar mais rápida e agrupar resultados (Foto: Divulgação/Apple)

Busca no Apple Fotos vai ficar mais rápida e agrupar resultados (Foto: Divulgação/Apple)

Privacidade

Embora o Apple Fotos ainda fique atrás em funções, sai na frente do rival quando o assunto é privacidade. O app da Apple usa o recurso de aprendizado de máquina embutido no próprio dispositivo para identificar rostos, locais e objetos em fotos e vídeos. A medida evita que o conteúdo seja acessado por algoritmos na nuvem, como acontece com o app do Google. Além disso, o compartilhamento automático entre usuários usa o protocolo de criptografia do iMessage, protegendo o conteúdo de possíveis interceptações.

iPhone: quatro dicas para ganhar mais espaço no smartphone

iPhone: quatro dicas para ganhar mais espaço no smartphone

MAIS DO TechTudo