Celulares

Por Thássius Veloso, da redação


O hábito de consultar o celular para saber o caminho mais rápido até o destino se tornou um drama para donos de modelos fabricados pela Motorola. Alguns smartphones estão com problema para detectar o sinal de GPS, causando um verdadeiro apagão durante o uso de aplicativos como Waze e Google Maps.

“O Maps não consegue iniciar a navegação da forma correta, que seria colocar uma rota e começar a direcionar o usuário”, conta o analista de TI Giliardy Correia Arena. Dono de um Moto Z Play de primeira geração, ele também tentou usar o Here WeGo, mas enfrentou dificuldade.

Waze alerta para ausência de sinal de GPS — Foto: Arquivo pessoal / Giliardy Correia Arena Waze alerta para ausência de sinal de GPS — Foto: Arquivo pessoal / Giliardy Correia Arena

Waze alerta para ausência de sinal de GPS — Foto: Arquivo pessoal / Giliardy Correia Arena

Arena não está sozinho. A internet está repleta de consumidores se queixando do mesmo problema – são usuários de Moto G4 Play, Moto G4, Moto Z2 Force e até produtos mais recentes, como o Moto G6 e o Moto G6 Plus. Diante de tantas reclamações, a Motorola começou a se mexer: no fórum online oficial, pediu a clientes que enviem relatos para compreender a questão.

O caso mais latente diz respeito ao G4 Play, produto que chegou ao mercado brasileiro em 2016 e até hoje tem o apelo do preço baixo. Com exclusividade ao TechTudo, a Motorola reconhece a falha que afeta o funcionamento do GPS “em uma pequena parcela dos usuários”. A empresa de origem americana não revela o número de pessoas atingidas pela pane.

Moto G4 Play esteve entre os destaques da Motorola em 2016 — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo Moto G4 Play esteve entre os destaques da Motorola em 2016 — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

Moto G4 Play esteve entre os destaques da Motorola em 2016 — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

A companhia explica que a correção está presente no software NPI26.48-43 e recomenda que os usuários autorizem a atualização caso recebam um alerta entre as notificações do telefone.

Também há a opção de seguir o caminho abaixo para checar se o reparo está disponível, informa a Motorola em nota:

  1. Selecione o ícone “Configurar” no menu de aplicativos.
  2. Selecione “Sobre o telefone” + “Atualizações do sistema”.
  3. Selecione “Sim, eu aceito”. Após concluir o download do software, selecione “Instalar”.

O novo software com promessa de restaurar as funcionalidades do GPS foi percebido pelos consumidores da marca. Também na internet, eles relatam que o bug desapareceu depois que a atualização foi liberada. Moradores de outros países, no entanto, ainda se queixam da falta de posicionamento da empresa.

Por ora, a Motorola confirma o revés tecnológico apenas no G4 Play. A fabricante foi perguntada sobre como seria o procedimento de reparo caso o produto não esteja na garantia e promete gratuidade para casos assim. Diz a nota enviada ao TechTudo: “Caso o usuário leve o aparelho a uma assistência autorizada ou entre em contato com o SAC e seja constatado que o problema do GPS seja de software, o reparo/instalação será gratuito. Para outras situações, a Motorola analisará caso a caso, após contato com os canais oficiais da marca.”

Os compradores se viram como podem. No caso de Arena, dono de um Moto Z, o caminho encontrado foi restaurar o sistema do telefone (mantendo o patch mais recente). “Resolveu parcialmente. O GPS ao menos funciona, mas tem oscilado mesmo em áreas abertas”, diz.

Moto Z2 Force: conheça especificações do lançamento da Motorola

Moto Z2 Force: conheça especificações do lançamento da Motorola

Conversamos com o proprietário de um Moto Z2 Force, modelo mais poderoso lançado pela Motorola no ano passado – com direito a tela que não se despedaça ao cair de elevadas alturas. Ele se queixa do tratamento dado pelo SAC da marca, que se recusa a devolver o dinheiro. “Eles lançaram uma atualização. Vi primeiro no fórum inglês. Não me lembro se recebi e instalei“, relata. Seu smartphone voltou a funcionar depois disso.

“Permanece um pouco da desconfiança. Tanto que comprei recentemente um celular para dar de presente e não fui de Motorola”, afirma o freguês.

Funcionário pede que consumidores enviem relatos sobre GPS em fórum oficial — Foto: Reprodução / TechTudo Funcionário pede que consumidores enviem relatos sobre GPS em fórum oficial — Foto: Reprodução / TechTudo

Funcionário pede que consumidores enviem relatos sobre GPS em fórum oficial — Foto: Reprodução / TechTudo

O que diz a fabricante

Saiba a resposta da Motorola na íntegra:

“A Motorola informa que recebeu relatos isolados de consumidores e irá analisá-los para entender melhor os casos. Caso algum consumidor tenha problema ou dúvida relacionada com o funcionamento do GPS ou localização do aparelho, a empresa orienta os usuários encaminharem o smartphone para uma assistência técnica autorizada para receber todo o suporte necessário.

O consumidor pode ainda ligar no serviço de Atendimento e Vendas ao Consumidor pelos telefones 4002-1244 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 773 1244 para as demais localidades.”

Em resposta ao TechTudo, a empresa fez os seguintes esclarecimentos adicionais em um segundo email:

  • Sobre número de clientes afetados: “Não abrimos o número em totais, no entanto, podemos afirmar que trata-se de uma pequena parcela de usuários em relação ao número de usuários ativos do modelo.”
  • Sobre os detalhes da atualização: “Disponibilizamos o software (NPI26.48-43) com a correção para toda a base. Sendo assim, os usuários do Moto G4 Play recebem uma notificação no próprio aparelho. Caso o usuário tenha recebido essa notificação, ele deve selecionar 'Baixar' e após concluir o download do software, selecione 'Instalar'. Caso não tenha recebido notificação sobre esta atualização, ele pode verificar manualmente por meio do passo a passo abaixo: Selecione o ícone 'Configurar' no menu de aplicativos. Selecione 'Sobre o telefone' + 'Atualizações do sistema'. Selecione 'Sim, eu aceito'. Após concluir o download do software, selecione 'Instalar'.”
  • Sobre o atendimento a produtos fora da garantia: “Com relação ao G4 Play, caso o usuário leve o aparelho a uma assistência autorizada ou entre em contato com o SAC e seja constatado que o problema do GPS seja de software, o reparo/instalação será gratuito. Para outras situações, a Motorola analisará caso a caso, após contato com os canais oficiais da marca.”

Moto G3 desligando sozinho: o que fazer? Usuários opinam no Fórum TechTudo

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

Mais do TechTudo