Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Usuários reclamam de dongle do Google

No Twitter, usuários de várias partes do mundo relatam que o dispositivo parou de funcionar na manhã desta quarta-feira (27)

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Yuri Hildebrand, da redação

O Chromecast parou de funcionar na manhã desta quarta-feira (27), segundo alguns relatos de usuários no Twitter. De acordo com as postagens, o problema de conexão ao Wi-Fi pode estar relacionado a uma nova atualização do Google, que chega após uma falha recente encontrada no dongle. Os posts falam sobre a dificuldade para conectar à rede Wi-Fi. Há ainda a exibição da mensagem “este Chromecast foi fabricado para um país diferente e não é compatível com sua rede Wi-Fi”.

Além disso, usuários alegam que o dispositivo não aparece como opção para exibir conteúdo dos aplicativos. Em resposta ao TechTudo, a assessoria do Google no Brasil afirma que a empresa está ciente do erro que afeta alguns usuários do Chromecast. "Estamos investigando o problema e trabalhando em uma solução", garantiu a fabricante.

Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Usuários reclamam de dongle do Google (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand) Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Usuários reclamam de dongle do Google (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Usuários reclamam de dongle do Google (Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand)

Possíveis soluções

Apesar de não ser comprovada neste caso, uma possível solução seria resetar o Chromecast 2 e restaurar as configurações de fábrica. Para isso, basta pressionar o botão do dispositivo por aproximadamente 25 segundos até que a luz de LED comece a piscar. É importante lembrar que, após o procedimento, é necessário instalar novamente o aparelho ao conectá-lo à TV.

Outra alternativa seria resetar o modem ou roteador da sua casa. Nesse caso, basta desligar o aparelho de Internet, tirá-lo da tomada e aguardar cerca de 15 segundos antes de ligá-lo de novo. O próximo passo é esperar por cerca de um minuto antes de conectar novamente o Chromecast.

Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Veja o que fazer (Foto: Caio Bersot/Techtudo) Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Veja o que fazer (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Chromecast não conecta ao Wi-Fi? Veja o que fazer (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Relembre a última falha

Vale lembrar que, na última segunda-feira (18), o Google anunciou que liberaria uma atualização em julho para corrigir uma falha de segurança. Os pesquisadores Craig Young e Brian Krebs encontraram uma vulnerabilidade no Chromecast e no Google Home. Segundo os especialistas, o problema de autenticação permitiria que pessoas mal-intencionadas conseguissem acesso ao endereço praticamente exato dos aparelhos.

Para obter a localização, os hackers enviam um link falso ao usuário, a fim de manter o alvo com o conteúdo aberto por cerca de um minuto. O problema pode ocorrer tanto em computadores com Windows quanto em aparelhos com macOS – o único requisito é que estejam conectados na mesma rede Wi-Fi do dispositivo do Google.

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

De acordo com os pesquisadores de segurança, o endereço teria uma precisão de cerca de 9 metros. O problema seria mais perigoso do que o rastreamento de um endereço IP, que teria acesso à posição do usuário em cerca de 5 km. Os criminosos poderiam usar os dados para phishing ou extorsão, por exemplo, já que saberiam exatamente onde a pessoa mora.

Colaborou Anna Kellen Bull

Smart TV ou Chromecast: qual é melhor? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo