Por Paulo Alves, para o TechTudo


O iOS 12 trará recursos para reduzir o uso do seu iPhone. Com a novidade, o sistema passa a oferecer relatórios de tempo gasto em apps e permite limitar o acesso a jogos e redes sociais. Além disso, as notificações mudaram: agora, elas estão mais inteligentes e agrupadas, para evitar interrupções.

As novidades fazem parte da atualização anunciada durante a WWDC 2018, que deve ser disponibilizada ao público em setembro para iPhone 5S em diante, iPad e iPod Touch. Entenda as mudanças anunciadas pela Apple nas linhas a seguir.

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

Relatório de uso

Usuários de iPhone terão acesso a relatórios diários de uso por aplicativo. Conhecido como “Tempo de tela” (Screen Time), o recurso mostra quais são os apps mais usados e permite definir limites, por exemplo, em apps de redes sociais. Quando o tempo estipulado terminar, o iOS emitirá um alerta sobre o limite. Apesar de ser possível estender o prazo, a Apple acredita que a medida será suficiente para desencorajar o uso de aplicativos como o Instagram e Facebook.

iOS 12 exibirá tempo gasto em todos os aplicativos instalados — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iOS 12 exibirá tempo gasto em todos os aplicativos instalados — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iOS 12 exibirá tempo gasto em todos os aplicativos instalados — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Controle parental

O controle parental do iOS também terá novos recursos no iOS 12. Pais poderão determinar o tempo máximo permitido para acessar jogos e apps, além de definir horários de dormir ou estudar, a fim de impedir o uso do iPhone ou do iPad em momentos inoportunos. Os bloqueios feitos por pais irão acompanhar a conta dos filhos independentemente do dispositivo usado.

Não perturbe

A função Não Perturbe será aprimorada com definição horários ou locais de ativação. O recurso poderá ser programado de acordo com os compromissos na agenda para evitar interrupções desagradáveis durante uma reunião, por exemplo. O iOS 12 trará ainda um novo modo Hora de Dormir, que diminui a luminosidade do display e remove notificações da tela de bloqueio quando estiver habilitado.

Não Perturbe terá Modo Noturno com ainda menos interrupções — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Não Perturbe terá Modo Noturno com ainda menos interrupções — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Não Perturbe terá Modo Noturno com ainda menos interrupções — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Notificações

Além de sumir da tela durante a noite, as notificações estão mais inteligentes no iOS 12. Seguindo os moldes do Android, o sistema da Apple passará a agrupar itens similares para poupar espaço na tela. Os alertas também oferecerão novos botões para desativar pop-ups ou eliminar completamente as notificações de certos apps. A Siri também poderá intervir para limpar a interface de conteúdo inútil, sugerindo o silenciamento de notificações raramente acessadas.

iOS 12 'empresta' notificações agrupadas do Android — Foto: Thássius Veloso/TechTudo iOS 12 'empresta' notificações agrupadas do Android — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iOS 12 'empresta' notificações agrupadas do Android — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

MAIS DO TechTudo