Copa do Mundo 2018: dia 8 do evento tem seis Doodles do Google

Doodles homenageiam países que jogam nesta quinta-feira (21), oitavo dia da Copa do Mundo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo

A Copa do Mundo ganhou uma homenagem do Google, nesta quinta-feira (21), com seis Doodles diferentes dos países que participam do oitavo dia de campeonato. As ilustrações representam os jogos de hoje da Copa: Dinamarca e Austrália (partida que começa às 9h, no horário de Brasília), França e Peru (se enfrentam meio-dia), e Argentina e Croácia (último jogo do dia, às 15h). As imagens estáticas se alternam toda vez que a página de buscas é atualizada.

O Google criou a série especial de Doodles em conjunto com ilustradores nativos dos países que competem na Copa do Mundo de 2018 para ilustrar o que o futebol significa segundo a cultura de cada um dos participantes do campeonato. O projeto tem como objetivo comemorar a riqueza da diversidade cultural e o talento das 32 nações no evento.

Doodle homenageia países que jogam neste oitavo dia de Copa do Mundo 2018 (Foto: Reprodução/Google) Doodle homenageia países que jogam neste oitavo dia de Copa do Mundo 2018 (Foto: Reprodução/Google)

Doodle homenageia países que jogam neste oitavo dia de Copa do Mundo 2018 (Foto: Reprodução/Google)

Dinamarca

A Dinamarca é bastante conhecida pelo uso da bicicleta como meio de transporte. Pensando nisso, o artista Rune Fisker desenhou pessoas jogando futebol enquanto andam de bike. Na imagem também aparece o Borsen, um dos principais monumentos de Copenhagen. Para o ilustrador, a intenção do seu Doodle é trazer a todos a alegria e a satisfação que a população dinamarquesa sente por futebol e bicicletas.

Doodle da Dinamarca mostra pessoas andando de bicicleta enquanto jogam bola (Foto: Reprodução/Google) Doodle da Dinamarca mostra pessoas andando de bicicleta enquanto jogam bola (Foto: Reprodução/Google)

Doodle da Dinamarca mostra pessoas andando de bicicleta enquanto jogam bola (Foto: Reprodução/Google)

Austrália

O Doodle da Austrália é representado pela artista Helen Li. Nele, aparecem diversos elementos característicos do país, como o coala, que se destaca na imagem como goleiro. O calor também está presente na figura com pessoas suando, tomando sorvete e fazendo churrasco, além do Sol em evidência.

Doodle da Austrália tem um koala como goleiro, animal muito comum no país (Foto: Reprodução/Google) Doodle da Austrália tem um koala como goleiro, animal muito comum no país (Foto: Reprodução/Google)

Doodle da Austrália tem um koala como goleiro, animal muito comum no país (Foto: Reprodução/Google)

França

Na ilustração da França aparecem crianças brincando de futebol, videogame, totó e também colando figurinhas no álbum. Na direção da trave, localizado ao fundo, está o famoso monumento de Paris: o Arco do Triunfo. Segundo a artista Helene Leroux, o futebol é algo que o francês tem em seu coração desde a infância.

Doodle da França retrata crianças brincando de jogos variados (Foto: Reprodução/Google) Doodle da França retrata crianças brincando de jogos variados (Foto: Reprodução/Google)

Doodle da França retrata crianças brincando de jogos variados (Foto: Reprodução/Google)

Peru

O Doodle do Peru, feito pela ilustradora Andrea Galecio, mostra uma partida de futebol com pessoas ao redor vestidas de Poncho, uma roupa colorida feita de lã de lhama ou alpaca que é típica do país. Esse traje acompanha o Chullo, um gorro com pompom. Na figura também aparece Machu Picchu, as ruínas da cidade antiga que está localizada no alto dos Andes peruanos. Para a artista, o futebol significa alegria com paixão e emoção máxima, além de uma nação unida em seu país.

Doodle do Peru tem pessoas vestidas com roupa tradicional do país chamada de Poncho (Foto: Reprodução/Google) Doodle do Peru tem pessoas vestidas com roupa tradicional do país chamada de Poncho (Foto: Reprodução/Google)

Doodle do Peru tem pessoas vestidas com roupa tradicional do país chamada de Poncho (Foto: Reprodução/Google)

Argentina

Na imagem, há jogadores com a camisa oficial da Argentina e torcedores vibrando com o time. Para compor a ilustração, aparecem alguns elementos típicos da culinária, bebida e lazer da Argentina: carne, mate, tango, rádio e TV. O artista Gaston Pacheco afirma que o futebol traz muitas expectativas e emoção, além de ser uma forma de unir as pessoas.

Doodle da Argentina tem elementos típicos do país como o tango e o churrasco (Foto: Reprodução/Google) Doodle da Argentina tem elementos típicos do país como o tango e o churrasco (Foto: Reprodução/Google)

Doodle da Argentina tem elementos típicos do país como o tango e o churrasco (Foto: Reprodução/Google)

Croácia

No Doodle da Croácia aparecem pessoas jogando futebol dentro do mar e diversos monumentos históricos do país, como as muralhas de Dubrovnik e a Arena de Pula. Segundo o artista Vedran Klemens, sua ilustração tem como objetivo mostrar a beleza do país no verão e, ao mesmo tempo, lembrar a todos da alegria cativante do jogo.

Doodle da Croácia retrata pessoas jogando dentro do mar (Foto: Reprodução/Google) Doodle da Croácia retrata pessoas jogando dentro do mar (Foto: Reprodução/Google)

Doodle da Croácia retrata pessoas jogando dentro do mar (Foto: Reprodução/Google)

Qual é o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

MAIS DO TechTudo