Por Luiz Felipe Lima, para o TechTudo


O CS:GO permite personalizar uma série de configurações. Uma das opções de ajustes é a da resolução do monitor. Dentre as possibilidades, estão a 4:3 stretched, 4:3 black bars, 16:9 e 16:10. A escolha de resolução pode influenciar no desempenho do computador e, consequentemente, na performance do jogador. Mas, afinal, qual é a diferença entre elas?

Pro players como Gabriel “FalleN” Toledo, Ricardo “boltz” Prass e Fernando “fer” Alvarenga utilizam o clássico 4:3 stretched. Já Jacky “Stewie2k” Yip, Egor “flamie” Vasyliev e Tyler “Skadoodle” Latham usam o 4:3 black bars. Indo além, outros jogadores profissionais como Lucas “Steel” Lopes, Mike “Shroud” Grzesiek e Spencer “Hiko” Martin utilizam o 16:9. O TechTudo explica, a seguir, as diferença entre as opções de resolução do Counter Strike: Global Offensive.

Resolução 16:9 e 16:10

Resolução 16:9 no CS:GO: maior campo de visão possível — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima Resolução 16:9 no CS:GO: maior campo de visão possível — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

Resolução 16:9 no CS:GO: maior campo de visão possível — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

A proporção de 16:9 é a mais adaptada à atualidade por ser a escala utilizada na maior parte dos monitores dos dias de hoje. Independente da utilização do 16:9 em 720p ou 1080p - ou mesmo do uso do 16:10, que guarda características similares -, a característica principal destas resoluções no CS:GO é o campo de visão avantajado.

Em 16:9 e 16:10, o seu campo de visão é ampliado em comparação ao 4:3, o que permite que você tenha uma visão periférica maior do que teria com a resolução clássica. É aqui que está a principal diferença entre 16:9 e 16:10: o primeiro garante uma visão periférica ainda maior em relação ao segundo.

Outro ponto importante é que as resoluções de 16:9 e 16:10 exigem mais performance do seu computador. Por serem resoluções maiores, a tendência é que um computador alcance menos frames por segundo nestas configurações do que alcançaria se estivesse em 4:3.

4:3 stretched e 4:3 black bars

4:3 black bars no CS:GO:: maior foco no centro da tela — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima 4:3 black bars no CS:GO:: maior foco no centro da tela — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

4:3 black bars no CS:GO:: maior foco no centro da tela — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

O uso do 4:3 vem dos primórdios do Counter-Strike, de uma época em que esta era a proporção padrão dos monitores. Ainda que não garanta um maior campo de visão como 16:9 e 16:10, o 4:3 possui outras vantagens interessantes.

Além de rodar com mais facilidade no computador, na resolução 4:3 black bars o foco está no centro da tela. Assim, a resolução garante que toda a sua atenção estará no meio do monitor: você se concentra especificamente no crosshair e não precisa conferir os cantos da tela.

4:3 stretched - gráfico esticado pode facilitar visualização de pixels — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima 4:3 stretched - gráfico esticado pode facilitar visualização de pixels — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

4:3 stretched - gráfico esticado pode facilitar visualização de pixels — Foto: Reprodução/Luiz Felipe Lima

Já no 4:3 stretched, as coisas ficam ainda mais curiosas: esticar o 4:3 padrão numa tela wide faz com que os modelos do jogo aparentem ser maiores, o que aprimora a percepção do jogador acerca dos adversários. Ainda que isso não mude nada dentro do jogo em si (afinal, as caixas de colisão independem da resolução utilizada), a diferença visual faz com que alguns jogadores prefiram essa opção gráfica.

Afinal, qual é a melhor resolução?

O comentarista Otávio "bczz" Bocuzzi explica que não há consenso quanto à resolução nem dentro do competitivo. "Resolução no CS:GO é algo bem pessoal", explica bczz. "Alguns profissionais optam por resoluções menores por questão de performance, pois quanto menor a resolução, mais performance você consegue extrair do computador. Quando falamos de 16:9, 16:10 ou 4:3 temos que ter a noção que o campo de visão muda bastante entre essas três opções. É questão de costume: muitas pessoas utilizam 4:3 devido ao tempo do CS 1.6 e ainda estão acostumadas".

A dúvida sobre qual é a melhor resolução só pode ser respondida de uma forma: a melhor resolução é a que for mais confortável para o jogador. Gustavo “gus”, produtor de conteúdo especializado em CS:GO, é tranquilo ao explicar o raciocínio por trás da escolha da resolução ideal. “Eu gosto de performance, então deixo sempre tudo no low pra ter o máximo de FPS possível. O 16:10 ainda é o mais vantajoso, pelo menos pra mim, já que ele não limita tanto os pixels e dá para deixar a sensibilidade um pouco mais baixa. É uma ótima pedida pra quem quer a mobilidade do 4:3 com o campo de visão de 16:9”, finaliza.

MAIS DO TechTudo