Por Beatriz Cardoso, da Redação


O Facebook começou a testar, nesta quarta-feira (6), os botões "downvote" e "upvote" em comentários de publicações de algumas páginas comerciais no Brasil. O recurso permite que usuários expressem aprovação ou rejeição ao conteúdo postado na rede social, e a previsão é de que ele não seja exibido em postagens de perfis pessoais.

Vale lembrar que, como a função é experimental, há a possibilidade de que as setas para baixo e para cima não sejam adicionadas permanentemente à plataforma no futuro.

Setas apontadas para baixo e para cima indicam aprovação e rejeição a comentários — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso Setas apontadas para baixo e para cima indicam aprovação e rejeição a comentários — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso

Setas apontadas para baixo e para cima indicam aprovação e rejeição a comentários — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso

Os botões de "downvote" e "upvote" já foram testados na Austrália e Nova Zelândia em abril deste ano. Na época, um representante do Facebook declarou que, a partir dos votos de usuários, o objetivo é colocar os textos que promovam debates construtivos no topo da seção de comentários.

Selecionar "upvote" em um comentário mostra a contagem de aprovações, enquanto o "downvote" exibe o número total negativo, e torna vermelha a setinha apontada para baixo.

Comentários marcados como upvote e downvote — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso Comentários marcados como upvote e downvote — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso

Comentários marcados como upvote e downvote — Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso

Botão de "descutir"?

Em fevereiro, usuários dos Estados Unidos relataram a presença da opção “downvote” em comentários no app do Facebook. Contudo, a aparência era bem diferente da vista aqui no Brasil e na Oceania, assim como sua funcionalidade. Nos EUA, ao tocar sobre o botão, a pessoa devia informar a razão pela qual considerou o conteúdo postado impróprio. Depois disso, o comentário era ocultado para o contato que selecionou "downvote". Vale ressaltar que o Facebook já oferece a função de ocultar comentários.

Em teste feito nos Estados Unidos, após reprovar o comentário, o usuário deveria explicar o motivo — Foto: Reprodução/TechCrunch Em teste feito nos Estados Unidos, após reprovar o comentário, o usuário deveria explicar o motivo — Foto: Reprodução/TechCrunch

Em teste feito nos Estados Unidos, após reprovar o comentário, o usuário deveria explicar o motivo — Foto: Reprodução/TechCrunch

Diante dos questionamentos do público, a empresa declarou que aquele não era o botão de “descurtir” tão desejado pelos usuários do Facebook. Segundo a rede social, o recurso tinha como finalidade permitir que “as pessoas nos deem feedback quanto a comentários em páginas públicas”. O "downvote" também ajudaria a denunciar comentários ofensivos ou mentirosos.

Via CNET

Facebook: como saber quem visitou meu perfil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

Facebook: dicas para evitar que curiosos olhem suas informações

MAIS DO TechTudo