Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Facebook revelou sua própria plataforma de streaming de game, a fb.gg. A iniciativa é reúne, em uma só página com o layout característico da rede social, as transmissões ao vivo realizada por gamers do mundo inteiro. A nova plataforma foi revelada nesta quinta-feira (7) e já pode ser acessado em facebook.com/gaming.

O fb.gg chega para complementar todos os outros recursos voltados para streaming de games lançados pelo Facebook até então. Desde janeiro, a rede social vem testando uma série de novidades com a proposta de tornar-se atraente para quem produz e consome este tipo de conteúdo.

Ferramenta promete permitir que novos streamers sejam descobertos — Foto: Divulgação/Facebook Ferramenta promete permitir que novos streamers sejam descobertos — Foto: Divulgação/Facebook

Ferramenta promete permitir que novos streamers sejam descobertos — Foto: Divulgação/Facebook

O site dedicado às lives traz um conceito já visto em outras plataformas do tipo, como o YouTube Gaming e o Twitch. Na página inicial são exibidas as transmissões em tempo real, além dos jogos que estão em destaque no momento. O fb.gg também traz uma lista de gamers sugeridos para seguir no Facebook, além de poder marcar os jogos de sua escolha para receber notificação sempre que tiver algum streaming ao vivo deles.

O diferencial fica por conta da integração com a rede social. Todos os alertas de novas transmissões chegam como notificação no Facebook, o que deve ajudar os fãs a não perder lives.

Fb.gg mostra os games mais populares entre os streamers — Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro Fb.gg mostra os games mais populares entre os streamers — Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro

Fb.gg mostra os games mais populares entre os streamers — Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro

Monetização

Junto com o fb.gg, a rede social de Mark Zuckerberg também lançou uma forma de ajudar gamers a monetizarem os vídeos. Chamado de Facebook Star, o recurso vai permitir que os fãs enviem dinheiro para os criadores de conteúdo por meio de compras virtuais, tudo direto pelo Facebook, sem precisar passar por serviços de terceiros como o Patreon ou Padrim.

O Facebook Star só está disponível para os participantes do programa Level Up. A iniciativa oferece aos inscritos, além da nova forma de monetização, acesso antecipado aos novos recursos criados para streamers. Para participar é preciso fazer o cadastro no Facebook Gaming Creators (facebook.com/fbgaminghome/creators).

Como usar o Facebook Stories no computador

Como usar o Facebook Stories no computador

MAIS DO TechTudo