Facebook libera novas funções para celebrar o mês do orgulho LGBTQ+

Novidades para celebrar a diversidade chegam ao Facebook, Instagram e Messenger

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (1º), novas funções para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQ+. As novidades, também disponíveis para Messenger e Instagram, serão permanentes. A ideia é reforçar a importância da representatividade e do senso de pertencimento durante todo o ano. "Sabemos que as pessoas da comunidade LGBTQ+ estão apoiando umas às outras pelo mundo a todo tempo, e é por isso que estamos disponibilizando todos esses efeitos ao longo do ano", explica Alex Schultz, vice-presidente e patrocinador executivo do Pride@Facebook.

Novidades para celebrar o Mês o Orgulho LGBTQ+ chegam para Facebook, Messenger e Instagram (Foto: Divulgação/Facebook) Novidades para celebrar o Mês o Orgulho LGBTQ+ chegam para Facebook, Messenger e Instagram (Foto: Divulgação/Facebook)

Novidades para celebrar o Mês o Orgulho LGBTQ+ chegam para Facebook, Messenger e Instagram (Foto: Divulgação/Facebook)

As molduras temáticas para as fotos de perfil retornam ao Facebook. Para mostrar apoio à causa, basta entrar na página (facebook.com/profilepicframes), fazer a busca por "fbpride" e escolher um dos dois modelos disponíveis. Os amigos poderão ver a moldura e clicar nela para usar, se quiserem. Por padrão, a foto de perfil anterior retornará depois de uma semana, mas é possível definir uma data de preferência ou optar por manter a arte.

Molduras temáticas voltam ao Facebook em dois formatos diferentes (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Molduras temáticas voltam ao Facebook em dois formatos diferentes (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Molduras temáticas voltam ao Facebook em dois formatos diferentes (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Os usuários da rede social poderão ainda personalizar posts no feed de notícias e no Stories. Estão disponíveis planos de fundo para publicações de textos e filtros, máscaras e adesivos com a temática do Orgulho LGBTQ+ voltados para imagens e vídeos .

Posts do feed e Stories personalizados do Facebook em apoio à comunidade LGBTQ+ (Foto: Divulgação/Facebook) Posts do feed e Stories personalizados do Facebook em apoio à comunidade LGBTQ+ (Foto: Divulgação/Facebook)

Posts do feed e Stories personalizados do Facebook em apoio à comunidade LGBTQ+ (Foto: Divulgação/Facebook)

No Messenger, as opções estarão disponíveis apenas no mês de junho. A plataforma oferece molduras, filtros e adesivos de realidade aumentada. É possível usar a câmera do app para tirar uma foto ou gravar um vídeo, personalizar e, em seguida, enviar para quem quiser. Já no Instagram, a empresa estimula o uso de hashtags sobre o assunto nos Stories. Também é indicado colocar as cores do arco-íris ao escrever posts e comentários, nos adesivos dos Stories, nas reações de vídeos ao vívo e em hashtags.

Adesivos e filtros no Messenger fazem parte do conjunto de atualização para o Mês do Orgulho LGBTQ+ (Foto: Divulgação/Facebook) Adesivos e filtros no Messenger fazem parte do conjunto de atualização para o Mês do Orgulho LGBTQ+ (Foto: Divulgação/Facebook)

Adesivos e filtros no Messenger fazem parte do conjunto de atualização para o Mês do Orgulho LGBTQ+ (Foto: Divulgação/Facebook)

A rede social de Mark Zuckerberg costuma celebrar o Mês do Orgulho LGBTQ+. No ano passado, a plataforma também lançou funções comemorativas, como a reação "Orgulho" representada por uma bandeira de arco-íris, além de máscaras e molduras. No entanto, todos os recursos eram temporários e só valiam até o fim de junho. Em 2015, um filtro colorido para colocar na foto de perfil teve a adesão de 26 milhões de pessoas, de acordo com o app.

Como integrar contas do Facebook e do Instagram? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como usar o Facebook Stories no computador

Como usar o Facebook Stories no computador

MAIS DO TechTudo