Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Files Go, app do Google para gerenciar o armazenamento do Android, passou a enviar arquivos até quatro vezes mais rápido. A plataforma agora escolhe o método de transferência mais veloz disponível no smartphone, como o Wi-Fi Direct de 5 GHz, atingindo velocidades de até 490 Mb/s.

O tempo médio para para conectar dois celulares próximos foi reduzido para cinco segundos, de acordo com a gigante da tecnologia. As melhorias foram introduzidas com a atualização desta segunda-feira (25), que também adicionou uma nova aba para o compartilhamento de documentos offline e outras funções.

Files Go recebe compartilhamento offline quatro vezes mais rápido  — Foto: Helito Bijora/TechTudo Files Go recebe compartilhamento offline quatro vezes mais rápido  — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Files Go recebe compartilhamento offline quatro vezes mais rápido — Foto: Helito Bijora/TechTudo

O aplicativo não usa a rede 4G. A conexão é feita por meio de um ponto de acesso Wi-Fi, razão pela qual o compartilhamento é restrito a telefones próximos. Vale lembrar que, segundo estudo da OpenSignal, o 4G mais rápido do Brasil consegue envio de arquivos com velocidade média de 9,28 Mb/s.

A nova aba "Compartilhar", por sua vez, foi desenvolvida para tornar mais fácil o processo de envio e recebimento de arquivos. Ela está no canto inferior esquerdo da tela principal e pode ser encontrada em todos os smartphones compatíveis com o app – ou seja, com Android 5.0 Lollipop ou posterior.

O Google incluiu um método para verificar se o usuário está se conectando com a pessoa certa, além usar criptografia em todas as transferências para dar mais segurança.

Google faz mudanças na interface do Files Go para facilitar uso  — Foto: Divulgação/Google Google faz mudanças na interface do Files Go para facilitar uso  — Foto: Divulgação/Google

Google faz mudanças na interface do Files Go para facilitar uso — Foto: Divulgação/Google

Com mais de 10 milhões de instalações, o Files Go é um dos apps mais populares na Play Store. Entre seus principais atrativos está a eficiência na limpeza de arquivos desnecessários no Android, liberando espaço de armazenamento.

Com informações: Google

Como acabar com o superaquecimento de seu Android

Como acabar com o superaquecimento de seu Android

MAIS DO TechTudo