Flyer, 'carro voador' do cofundador da Google, está aberto para testes

'Drone' que carrega humano promete controles simplificados, por meio de um joystick

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

O Flyer é uma mistura de drone e de "carro voador" capaz de carregar pessoas. A pilotagem simplificada, que ocorre por meio de um joystick, é um dos seus principais atributos. A fabricante promete que, com apenas uma hora de instruções, qualquer usuário pode começar a voar com o veículo. Os testes abertos começaram esta semana, nos Estados Unidos, com um público composto por jornalistas e influenciadores digitais.

A Kitty Hawk é a empresa por trás da construção do Flyer. A companhia, conhecida por construir veículos aéreos autônomos, conta com financiamento de Larry Page, um dos fundadores do Google.

Flyer é capaz de carregar uma pessoa (Foto: Divulgação/Kitty Hawk) Flyer é capaz de carregar uma pessoa (Foto: Divulgação/Kitty Hawk)

Flyer é capaz de carregar uma pessoa (Foto: Divulgação/Kitty Hawk)

Diferente do Cora, outro transporte desenvolvido pela Kitty Hawk, o Flyer tem um viés mais recreativo. Em vez de voar longas distâncias, o modelo é capaz de fazer voos de no máximo 20 minutos. Além disso, o produto não tem a capacidade de fazer trajetos autônomos.

O modelo conta com dez rotores movidos por eletricidade fornecida por uma bateria de polímero de lítio. O Flyer é capaz de carregar apenas uma pessoa, voar a uma altura de cerca de 10 metros e atingir uma velocidade máxima em torno de 30 Km/h. Todo o controle é feito por um joystick simples, nada parecido com o painel de um avião ou helicóptero.

Testes são realizados acima d'água (Foto: Divulgação/Kitty Hawk) Testes são realizados acima d'água (Foto: Divulgação/Kitty Hawk)

Testes são realizados acima d'água (Foto: Divulgação/Kitty Hawk)

Por questões de segurança, os testes são, por enquanto, conduzidos acima de lagos. A empresa diz que já foram realizados mais de 1.500 voos – entretanto, não informa se já ocorreu algum acidente.

O Flyer ainda não está disponível para venda. A Kitty Hawk também não informa por qual valor ele será vendido no futuro. A empresa, porém, abriu uma lista de espera para quem tiver interesse.

Drone gigante que pode transportar pessoas é destaque na CES 2016

Drone gigante que pode transportar pessoas é destaque na CES 2016

MAIS DO TechTudo