Google Maps para celular melhora buscas e tem visual remodelado

Aplicativo de mapas passa a seguir a linguagem visual Material Design, do Google.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

O Google Maps para celulares está de cara nova. Com fundo mais claro, novos ícones e botões arredondados, o app promete mudanças na aba "Explorar", a fim de simplificar ainda mais o uso e a busca por restaurantes, lojas, entre outros estabelecimentos e lugares. Segundo o Google, a atualização já está disponível para Android e iPhone (iOS).

O upgrade chega meses depois do anúncio de novos recursos para o aplicativo durante o Google I/O, em maio de 2018, e passa a contar com a identididade visual Material Design, como no Google Drive, Gmail e Google Notícias.

Google Maps para Android e iPhone (iOS) tem visual remodelado (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo) Google Maps para Android e iPhone (iOS) tem visual remodelado (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Google Maps para Android e iPhone (iOS) tem visual remodelado (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

As principais mudanças estão na aba “Explorar”, que ganhou ícones coloridos e redondos. Além disso, o app agora conta uma galeria com dicas para comer e beber, com diferentes classificações de acordo com a localização, como “Comida rápida”, “Frequentados por locais” e “Restaurantes para ir em grupo”. É possível visualizar, também, uma lista com os lugares da região mais bem avaliados pelos usuários.

Ainda na mesma tela, o botão “Mais” direciona para sugestões de estabelecimentos para “Comer e beber”, “Coisas legais para fazer”, entre outros. Cada uma dessas categorias apresenta subcategorias, o que facilita a busca por lugares como bancos, salões, bibliotecas, parques, cafés, academias, nas imediações.

Novo visual do Google Maps (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Novo visual do Google Maps (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Novo visual do Google Maps (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

No entanto, apesar das mudanças, o menu lateral do app permanece com a aparência antiga, assim como as opções para alterar o tipo de mapa entre satélite, padrão ou relevo. Já as abas “Carro” e “Transporte público” apenas incorporaram o Material Design e não apresentam mudanças de funcionalidade.

O app reformulado conta com todos os itens prometidos pelo Google em maio, com exceção da nova aba "For you" (Para você, em tradução livre), com recomendações e pontuações pessoais. Segundo o site Android Police, a novidade deve ser lançada nos próximos meses.

Mudanças nas principais abas "Carro" e "Transporte Público" do Google Maps (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Mudanças nas principais abas "Carro" e "Transporte Público" do Google Maps (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Mudanças nas principais abas "Carro" e "Transporte Público" do Google Maps (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Material Design

Linguagem visual desenvolvida pelo Google, o Material Design busca desenvolver uma interface simples e prática, padronizada para a experiência de usuários em diferentes plataformas e dispositivos. Em maio deste ano, a empresa iniciou uma série de lançamentos mensais de produtos com o chamado Material Theme.

Com informações: Android Police, Android Central e Google.

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo