iFood ou SpoonRocket: conheça as características de apps para pedir comida

SpoonRocket promete entrega rápida e iFood melhora recursos; veja as novidades.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raísa Chiarelli, para o TechTudo

O iFood e o SpoonRocket são dois aplicativos que prometem facilitar a compra de refeição no dia a dia. Seja para almoços rápidos ou para eventos com amigos e familiares, os apps gratuitos estão disponíveis para Android e iPhone (iOS) e contam com mais de vinte tipos de cozinhas para escolher.

Embora parecidos, ambos apresentam características próprias, como abrangência, opções de pagamento, entre outros. Para entender qual app é o mais adequado para o seu uso, confira o comparativo a seguir e conheça as diferenças e semelhanças entre o iFood e SpoonRocket. Os testes foram realizados em um iPhone 6.

iFood ou SpoonRocket: conheça as características de apps para pedir comida (Foto: Arte/TechTudo) iFood ou SpoonRocket: conheça as características de apps para pedir comida (Foto: Arte/TechTudo)

iFood ou SpoonRocket: conheça as características de apps para pedir comida (Foto: Arte/TechTudo)

Design

A interface dos dois apps é bem parecida, com destaques na página inicial. No iFood, são apresentadas páginas de entrega grátis, promoções, exclusividades do app, e refeições até determinados valores. Já no SpoonRocket, são exibidas abas de sugestões para a estação do ano, pratos com entrega mais rápida para a região, sugestões do chef e para compartilhar com amigos ou família.

As imagens ganham mais destaque no app SpoonRocket em relação ao iFood (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli) As imagens ganham mais destaque no app SpoonRocket em relação ao iFood (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

As imagens ganham mais destaque no app SpoonRocket em relação ao iFood (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Listagem de estabelecimentos

Os restaurantes estão disponíveis na tela inicial, mas cada app com um estilo próprio. Se no iFood as informações estão em forma de texto com as logotipos dos estabelecimentos, no SpoonRocket, cada opção é representada por uma imagem bem chamativa, que preenche a tela toda.

Nessa lista, o SpoonRocket informa a categoria do restaurante, a distância que ele está da sua localização e o tempo de entrega específico – um dos seus diferenciais. Outra exclusividade do app é a possibilidade de acompanhar o percurso do pedido em tempo real.

Apesar do iFood fornecer apenas uma faixa de tempo de entrega estimada, ele também indica a nota dos consumidores para o restaurante além da faixa de preço do estabelecimento, representada pela quantidade de cifrões ($). Outro recurso único é o menu lateral do iFood, que dá acesso a filtros para ordenar a busca por avaliação, tempo de entrega, preço e distância, além das formas de pagamento e opção de entrega grátis.

É possível aplicar filtros de busca no iFood. SpoonRocket separa páginas de acordo com o tipo de cozinha (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli) É possível aplicar filtros de busca no iFood. SpoonRocket separa páginas de acordo com o tipo de cozinha (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

É possível aplicar filtros de busca no iFood. SpoonRocket separa páginas de acordo com o tipo de cozinha (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Abrangência

A quantidade de restaurantes disponíveis em cada app deve variar de acordo com a localidade do usuário. Ambos pedem informações, como o CEP e endereço, para localizar estabelecimentos próximos, e informam quais estão abertos ou fechados, dependendo do horário. O iFood oferece 28 tipos de cozinha para escolher, enquanto o SpoonRocket organiza suas opções em 25 categorias.

O iFood está disponível em mais de 390 municípios em todos os estados do país. Além de atuar no Brasil, oferece serviços na Argentina, México e Colômbia. Já o SpoonRocket está disponível, por enquanto, apenas em certas localidades das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, com previsão de expansão em breve.

SpoonRocket e iFood contam com uma listagem de tipos de cozinha para escolher (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli) SpoonRocket e iFood contam com uma listagem de tipos de cozinha para escolher (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

SpoonRocket e iFood contam com uma listagem de tipos de cozinha para escolher (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Opções de pagamento

O iFood aceita pagamentos pelo app em cartões e também em vale refeição online. Além disso, a compra pode ser paga no momento da entrega, em dinheiro, cartões de crédito, débito, cheque e vários tipos de vale refeição. O SpoonRocket, ao contrário, só realiza transações através do app em cartões de crédito.

O iFood aceita várias formas de pagamento, já o SpoonRocket, somente cartão de crédito (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli) O iFood aceita várias formas de pagamento, já o SpoonRocket, somente cartão de crédito (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

O iFood aceita várias formas de pagamento, já o SpoonRocket, somente cartão de crédito (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Popularidade

O iFood é considerado o app “número 1” na categoria Gastronomia e Bebidas da App Store, enquanto o SpoonRocket está ranqueado na posição 21. O segundo app conta com mais de 1.500 avaliações e nota 4,5 contra mais de 100 mil análises e média de 4,6, do iFood.

No Google Play, o iFood recebeu a mesma nota e foi avaliado por mais de 640 mil pessoas, enquanto o Spoonrocket foi avaliado por pouco mais de 4 mil pessoas até o momento, com conceito 3,8. O app, que começou com taxa de entrega gratuita para todos os restaurantes, e perdeu muitos pontos com os usuários quando passou a cobrá-la. Este é um motivo de reclamação que se destaca nas avaliações do app na loja do Android.

iFood tem nota 4,6 contra 4,5 do SpoonRocket na App Store (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli) iFood tem nota 4,6 contra 4,5 do SpoonRocket na App Store (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

iFood tem nota 4,6 contra 4,5 do SpoonRocket na App Store (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Atualização e disponibilidade

O SpoonRocket está na versão 3.9.0 na App Store. Ele requer iOS 8.0 ou posterior e é compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Com mais de 500 mil instalações no Google Play, o app exige Android 4.1 ou superior e está na atualização 3.7.2.

Já o iFood requer iOS 9.0 e está na versão 8.14.3, que inclui novidades como escolher o “Prato do Dia”, selecionar a melhor opção para o “tamanho da sua fome” e definir refeições em função do tamanho do grupo. Já nos celulares Android, a versão e os requisitos para instalar o iFood variam de acordo com o dispositivo em que é instalado.

Pagar com Apple Pay e escolher o Prato do Dia são duas novidades do iFood (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli) Pagar com Apple Pay e escolher o Prato do Dia são duas novidades do iFood (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Pagar com Apple Pay e escolher o Prato do Dia são duas novidades do iFood (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Com informações: Revista ProXXima e EXAME

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

Como usar GPS do celular sem internet: conheça apps offline

Existe algum perigo em fazer compras online? Veja a opinião dos usuários no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo