Instagram lança IGTV, app de vídeos longos, para concorrer com YouTube

Instagram confirmou nesta quarta-feira (20) um novo aplicativo com suporte a vídeos de até uma hora

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Nicolly Vimercate e Beatriz Cardoso, da Redação

O Instagram lançou nesta quarta-feira (20) o IGTV, um aplicativo independente que tem como foco a publicação de vídeos de longa duração. A novidade pode ser acessada dentro do app do Instagram, em um novo botão. A ferramenta aceita vídeos na vertical, com resolução de até 4K e uma hora de duração — até então, o app permitia apenas 60 segundos de vídeo.

Já havia rumores sobre o lançamento do recurso desde a primeira semana de junho, mas somente hoje o Instagram confirmou a novidade em encontro com jornalistas em São Francisco, nos Estados Unidos. No mesmo evento, o Instagram anunciou que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

IGTV é o novo app de vídeos do Instagram, com suporte a posts de até uma hora de duração (Foto: Aline Batista/TechTudo) IGTV é o novo app de vídeos do Instagram, com suporte a posts de até uma hora de duração (Foto: Aline Batista/TechTudo)

IGTV é o novo app de vídeos do Instagram, com suporte a posts de até uma hora de duração (Foto: Aline Batista/TechTudo)

O Instagram TV se aproxima de outras plataformas, como o YouTube e o Snapchat (que já conta com a função Discover — veja como usar), e também amplia a proposta da rede social. Criado em 2010 como um app de fotos, o Instagram liberou, ao longo dos anos, a publicação de vídeos com 15 segundos de duração e, posteriormente, 60 segundos, além dos Stories.

Durante o lançamento, CEO do Instagram Kevin Systrom foi além da rivalidade com outros apps e comparou o IGTV com a TV tradicional. "Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses", explicou.

IGTV também pode ser acessado dentro do app do Instagram, em um novo espaço (Foto: Instagram/Divulgação) IGTV também pode ser acessado dentro do app do Instagram, em um novo espaço (Foto: Instagram/Divulgação)

IGTV também pode ser acessado dentro do app do Instagram, em um novo espaço (Foto: Instagram/Divulgação)

Pensando nessa dinâmica, o app permite deslizar para cima para descobrir mais conteúdos e alternar entre as categorias "Para você", "Seguindo", "Popular" e "Continuar assistindo". Os vídeos também podem receber curtidas e comentários ou ser enviados para amigos pelo Direct. Ao abrir o IGTV, os usuários verão automativamente o canal de quem eles seguem no Instagram.

O IGTV tem o objetivo de chamar a atenção dos criadores de conteúdo, que ganham, assim, mais um suporte para divulgar seu material. "No IGTV, os criadores são os canais", explicou o CEO, mais uma vez colocando a plataforma como concorrente da televisão. Apesar disso, a publicação é permitida para todos. Qualquer membro do Instagram pode ter seu próprio canal.

O aplicativo IGTV estará disponível para celulares Android e iPhone (iOS) nas próximas semanas.

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Histórico de busca do instagram some: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo