Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O iPhone 5S está na lista dos celulares da Apple com suporte ao iOS 12, garantindo mais um ano de de vida ao smartphone lançado em 2013. A disponibilidade quebra o padrão adotado pela fabricante nos últimos tempos, que traz atualizações em um período entre três e quatro anos para dispositivos da empresa.

A nova versão do sistema operacional móvel foi apresentada nesta segunda-feira (4) durante a WWDC 2018, nos Estados Unidos. Entre as novidades estão melhorias em performance, notificações agrupadas e a chegada do Memoji. A atualização estará disponível para iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 11.

Anunciado nesta segunda-feira (4), o iOS 12 estará disponíveis em celulares mais antigos, como o iPhone 5S — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Anunciado nesta segunda-feira (4), o iOS 12 estará disponíveis em celulares mais antigos, como o iPhone 5S — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Anunciado nesta segunda-feira (4), o iOS 12 estará disponíveis em celulares mais antigos, como o iPhone 5S — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

A decisão de manter o iPhone 5S atualizado confirma a expectativa de que o iOS 12 teria foco em estabilidade. Em testes com o iPhone 6s, o celular chega a tirar fotos até 70% mais rápido. Além disso, o tempo de abertura de apps e de exibição do teclado virtual obtiveram redução, de acordo com a Apple.

Os ganhos de desempenho são possíveis graças a nova forma como o iOS lida com a velocidade de processamento, alcançando picos de potência mais rapidamente. Nas versões anteriores, o aumento era gradual. Resta saber como essa mudança vai impactar no consumo de energia, especialmente em dispositivos mais antigos.

Embora a Apple garanta sobrevida a modelos mais antigos, isto não significa que gerações descontinuadas, como o iPhone 5 e iPhone 5c, recebam a atualização. Com a chegada do iOS 11, a fabricante passou a suportar apenas celulares com arquitetura 64 bits, padrão adotado em processadores mais recentes da empresa.

A expectativa é de que o iOS 12 seja disponbilizado ao público em setembro de 2018. Por enquanto, o sistema se encontra em fase de testes para desenvolvedores, com beta público previsto para julho.

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

Confira os dispositivos com suporte ao iOS 12

iPhone

iPad

iPod

MAIS DO TechTudo