Por Paulo Alves, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Apple incorporou uma nova ferramenta de monitoramento de bateria no iOS 12, nova versão do sistema operacional prevista para o segundo semestre de 2018. Assim como acontece no Android, o menu de ajustes do iPhone exibe novos gráficos baseados no histórico de consumo energético, a fim de trazer mais detalhes sobre a autonomia do celular.

Com a mudança, o software indica não apenas os apps que mais consomem, mas também os momentos em que a energia foi drenada mais rapidamente. A novidade foi anunciada nesta semana durante o congresso WWDC 2018.

iOS 12 mostra o tempo que o usuário passou com o telefone em mãos — Foto: Thássius Veloso / TechTudo iOS 12 mostra o tempo que o usuário passou com o telefone em mãos — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

iOS 12 mostra o tempo que o usuário passou com o telefone em mãos — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

O recurso já está disponível no menu Ajustes > Bateria da versão experimental do sistema, destinada a desenvolvedores. Com ele, é possível administrar o consumo, duração e histórico de carga e descarga de bateria das últimas 24 horas ou três dias.

No primeiro gráfico, o usuário pode ver o percentual de bateria nos últimos dias ou horas. As regiões com fundo azul indicam quando a bateria esteve recarregando. É possível tocar em uma área específica do gráfico para dar zoom e entender melhor o que provocou a uma drenagem mais acelerada, por exemplo.

iOS 12 traz novos gráficos de consumo de bateria — Foto: Reprodução/Breno Masi iOS 12 traz novos gráficos de consumo de bateria — Foto: Reprodução/Breno Masi

iOS 12 traz novos gráficos de consumo de bateria — Foto: Reprodução/Breno Masi

Na parte inferior, o iOS 12 mostra o histórico da bateria em horas. O tempo em verde indica uso ativo, com tela ligada. Já os números em azul apontam o consumo sem interação direta do usuário – nesse caso, quanto maiores forem os números, mais energia o iPhone estará gastando em stand by. Assim como no gráfico de porcentagem, é possível tocar para focar em um período particular para entender quais apps foram responsáveis pelo consumo.

O iOS 12 mantém o recurso Saúde da Bateria introduzido no iOS 11.3, que permite saber se o componente perdeu capacidade de manter carga. A função, porém, permanece com a indicação de beta.

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

MAIS DO TechTudo