Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Lenovo ThinkPad P52 é um notebook profissional que suporta até 6 TB de armazenamento e 128 GB de RAM. Com ficha técnica poderosa, o modelo conta com placa gráfica Nvidia Quadro P3200 e opções de processadores Core i9 e Xeon da Intel.

A workstation móvel é destinada aos profissionais que exigem alta capacidade de processamento para aplicações pesadas de edição de vídeo, de imagem e de desenvolvimento de software. Ainda sem preço revelado, o Lenovo ThinkPad P52 chega aos Estados Unidos até o fim do mês. Não há informações sobre lançamento no Brasil.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Na ficha técnica, o quesito que mais chama a atenção é a capacidade de espaço para armazenamento, de até 6 TB divididos em múltiplos SSDs e HDs. Há uma unidade menor, em NVMe, destinada ao sistema operacional e outra, usando HDs de 2,5 polegadas, para o grosso da capacidade. As quantidades podem variar de acordo com a versão.

Outro aspecto que varia, dependendo do bolso e da versão, é a tela. O novo ThinkPad P52 tem opção de display de 15,6 polegadas e resoluções Full HD (1920 x 1080 pixels) e 4K (3840 x 2160 pixels). A placa de vídeo é do tipo profissional e, embora não se destine ao consumo de entretenimento e jogos, tem capacidade de reproduzir conteúdo em realidade virtual. A Quadro P3200 conta ainda com 6 GB de memória RAM GDDR5.

ThinkPad P52 tem placa de vídeo compatível com realidade virtual e opção de processadores Xeon — Foto: Divulgação/Lenovo ThinkPad P52 tem placa de vídeo compatível com realidade virtual e opção de processadores Xeon — Foto: Divulgação/Lenovo

ThinkPad P52 tem placa de vídeo compatível com realidade virtual e opção de processadores Xeon — Foto: Divulgação/Lenovo

Em relação à memória RAM, o computador suporta até 128 GB de RAM DDR4 – quantidade bem superior aos modelos mais caros do mercado, que normalmente são vendidos com 16 GB e suporte de até 32 GB.

O ThinkPad também agrega ferramentas de segurança, como o TPM 2.0, leitor de impressões digitais e câmera infravermelha. Há ainda o recurso ThinkPad Shutter, uma cobertura que pode tampar a webcam quando ela não está ativada.

ThinkPad P52 ainda não tem preços revelados pela Lenovo — Foto: Divulgação/Lenovo ThinkPad P52 ainda não tem preços revelados pela Lenovo — Foto: Divulgação/Lenovo

ThinkPad P52 ainda não tem preços revelados pela Lenovo — Foto: Divulgação/Lenovo

Para fins de comparação, no Brasil, a Dell vende workstations Precision. A Precision 7730, com tela de 17 polegadas, processador Xeon, 32 GB de RAM e 2 TB de espaço, com a mesma Quadro P3200 do ThinkPad P52, sai por R$ 43 mil.

Como montar um PC gamer com até R$ 2.500? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo