Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Memoji é um dos destaques do iOS 12, anunciado durante a WWDC 2018, nesta segunda-feira (4). Continuação do Animoji, o recurso permite criar um emoji em 3D com características definidas pelo usuário. Traços do rosto, como cabelo e nariz, e acessórios, podem ser alterados para construir uma animação personalizada.

Exclusivo do iPhone X, a novidade utiliza a tecnologia TrueDepth, sistema na câmera frontal do celular para mapear gestos faciais em tempo real. Conheça detalhes do novo recurso da Apple e entende como ela funcionará.

Conheça o Memoji, nova geração de Animojis para o iPhone X — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Conheça o Memoji, nova geração de Animojis para o iPhone X — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Conheça o Memoji, nova geração de Animojis para o iPhone X — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O Memoji não veio para substituir o Animoji, mas para somar-se a ele. As figuras de animais continuam presentes no iOS 12, com a adição de novos personagens: fantasma, coala, tigre e T-Rex. A diferença está na capacidade de criar novos emojis além dos existentes.

Com a nova função, o usuário poderá definir as características do seu próprio personagem. Para isso, o iOS traz uma grande variedade de características físicas, oferecendo gradações para todos os tons de pele, incluindo as cores azul, verde, laranja, entre outras, e um vasto repertório de cortes e texturas de cabelo, formatos de rosto, nariz, olhos e boca. Acessórios, como boné, brincos, óculos e lenços, também estão disponíveis.

Exemplos de Memojis presentes no iOS 12  — Foto: Divulgação/Apple Exemplos de Memojis presentes no iOS 12  — Foto: Divulgação/Apple

Exemplos de Memojis presentes no iOS 12 — Foto: Divulgação/Apple

Os novos personagens também poderão ser movimentados conforme o movimento do rosto, como acontece com os Animojis. O reconhecimento facial funciona com ajuda da câmera TrueDepth, capaz de rastrear todos os gestos faciais do usuário em tempo real. No iOS 12, a tecnologia evoluiu ainda mais, com detecção de piscadas de olho e movimentos da língua – chamado de Tongue Detection.

As animações podem ser enviadas pelo app de mensagens da Apple, onde existe uma aba própria para o recurso, ou pelo FaceTime. A inclusão do aplicativo de videochamadas foi outra novidade do iOS 12, que deve chegar para o público em geral a partir de setembro deste ano.

Criação de Memoji no app de mensagens da Apple  — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Criação de Memoji no app de mensagens da Apple  — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Criação de Memoji no app de mensagens da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Embora a Apple declare que o Memoji é um passo adiante do Animoji, ele chega meses depois do AR Emoji, do Galaxy S9. Lançado em fevereiro, o recurso tem promessa parecida, mas sem a mesma tecnologia para detectar expressões faciais, que pode demorar para chegar em smartphones Android.

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

iOS 12: conheça os destaques do novo sistema da Apple

MAIS DO TechTudo