Ovis, mala com inteligência artificial, anda sozinha e segue o usuário

Acessório pode atingir velocidade de até 10 km/h e emite alerta caso fique a mais de 2 metros de distância do usuário

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo

A Ovis é uma mala smart que acompanha o usuário em todas as viagens e não requer esforço braçal. Com inteligência artificial e visão computacional para evitar obstáculos, o acessório funciona integrado a uma smartband que deve ficar no pulso da pessoa. Assim, o objeto pode andar sozinho com velocidade máxima de 10 km/h.

Disponível nas cores preta, branca, cinza e azul, o acessório já bateu a meta de financiamento no Indiegogo e pode ser enviado para o Brasil com frete grátis a partir de dezembro de 2018. O preço é de US$ 319 (cerca de R$ 1.209), sem incluir as possíveis taxas cobradas pela Receita Federal quando o produto chegar ao país.

Kickstarter e Indiegogo : entenda o que são os sites de financiamento coletivo

Kickstarter e Indiegogo : entenda o que são os sites de financiamento coletivo

Para funcionar, a mala Ovis conta com uma rede neural artificial com algoritmos de visão computacional. A tecnologia funciona com chip Snapdragon, da Qualcomm, e permite que o objeto inteligente identifique e consiga desviar de obstáculos com precisão durante a auto-condução, evitando também qualquer acidente.

Uma bateria de 500 g, que pode ser removida com facilidade, também auxilia no funcionamento da mala smart. Segundo a fabricante ForwardX Robotics, uma carga é suficiente para a mala andar por até 20 km. Além disso, a bolsa de viagem funciona como powerbank para carregar até dois dispositivos com cabo USB.

Mala de viagem Ovis funciona com inteligência artificial para andar sozinha ao lado do usuário (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics) Mala de viagem Ovis funciona com inteligência artificial para andar sozinha ao lado do usuário (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics)

Mala de viagem Ovis funciona com inteligência artificial para andar sozinha ao lado do usuário (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics)

Além de fazer a integração com a mala para que possa ser acompanhado lado a lado, a smartband da Ovis, semelhante à Mi Band, da Xiaomi, também permite acionar o recurso “Anti-Lost”. Com a função, sempre que o objeto passar de dois metros de distância do usuário um alarme vibratório será ativado na pulseira para indicar a localização do acessório. O bracelete também funciona para indicar quando a bateria está acabando.

Ovis também oferece entradas USB para recarregar até dois dispositivos direto na mala (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics) Ovis também oferece entradas USB para recarregar até dois dispositivos direto na mala (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics)

Ovis também oferece entradas USB para recarregar até dois dispositivos direto na mala (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics)

De acordo com a fabricante, a Ovis tem capacidade de até 34 litros e cabe no bagageiro de mão dos aviões, com dimensões de 37 x 22 x 54 cm e peso de 4,5 kg. O modelo também é à prova d’água para proteger todas as partes eletrônicas durante o transporte.

Por meio do aplicativo da empresa, disponível para Android e iPhone (iOS), os usuários podem ver o peso da mala para evitar ultrapassar o limite das companhias aéreas, o nível da bateria e fazer atualizações de segurança do sistema.

Mala Ovis pode ser entregue no Brasil e está disponível em quatro cores (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics) Mala Ovis pode ser entregue no Brasil e está disponível em quatro cores (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics)

Mala Ovis pode ser entregue no Brasil e está disponível em quatro cores (Foto: Divulgação/ForwardXRobotics)

Via Indiegogo

Qual aparelho dos anos 90 deixou saudade? Comente no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo