Por Viviane Werneck, da E3 2018

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

PES 2019 é o novo capítulo da franquia de futebol mais popular do mundo. O game, que chega no dia 28 de agosto para PS4, Xbox One e PC, terá melhorias em sua jogabilidade e nos gráficos, além de novidades no modo Modo MyClub e Master League. O TechTudo entrevistou André Bronzoni, gerente da marca PES para as Américas, que contou mais detalhes sobre o game, confira:

Melhorias na jogabilidade

Assim como em toda mudança de versão, PES 2019 receberá melhorias na sua jogabilidade. E para isso, a Konami trabalha em um sistema cada vez mais avançado de particularidade de cada jogador. Em outras palavras, no game haverá uma caraterização maior de cada atleta, desde a forma com que eles se posicionam, até o que fazem com a bola nos pés.

André Bronzoni, gerente de marca de PES na América, fala sobre PES 2019 — Foto: Viviane Werneck / TechTudo André Bronzoni, gerente de marca de PES na América, fala sobre PES 2019 — Foto: Viviane Werneck / TechTudo

André Bronzoni, gerente de marca de PES na América, fala sobre PES 2019 — Foto: Viviane Werneck / TechTudo

Aliado a esse sistema, o jogo também terá novidades em algumas características. Segundo André, a parte física do atletla virtual será ainda mais real: "Os jogadores ficam cansados quando correm bastante, você vai ver isso de uma forma mais nítida dentro do jogo. E o PES terá um sistema de substituição rápida, onde um jogador será apresentado como opcional, mas que pode ser alterado para aquele que você preferir".

Outras particularidades que trarão melhorias são os dribles e controle da bola. "Os domínios de bola terão um leque mais variado de movimentos, assim como os dribles. E todos eles também serão baseados nas características individuais de cada jogador", diz André. Já o sistema de chute - que também foi reformulado - dependerá de uma série de fatores, como a posição do momento do arremate, velocidades da bola, perna boa do jogador, etc.

Konami promete gráficos turbinados para PES 2019 — Foto: Divulgação/Konami Konami promete gráficos turbinados para PES 2019 — Foto: Divulgação/Konami

Konami promete gráficos turbinados para PES 2019 — Foto: Divulgação/Konami

Para completar, as condições climática do jogo terão novidades, como a inclusão de neve em algumas partidas. Ela influenciará direamente na jogabilidade, deixando o campo mais pesado e intereferindo diretamente na velocidade da bola no gramado repleto de neve.

Visual 4K

A parte visual do jogo também terá um belo upgrade. Com a chegada dos consoles na era 4K, PES 2019 vai ter suporte à tecnologia em todos as plataformas nos quais ele será lançado: "O jogo vai rodar e terá suporte para a tecnologia HDR em todos os consoles e no PC", confirmou o gerente da marca PES.

Neve estará presente em PES 2019 — Foto: Viviane Werneck / TechTudo Neve estará presente em PES 2019 — Foto: Viviane Werneck / TechTudo

Neve estará presente em PES 2019 — Foto: Viviane Werneck / TechTudo

O game também terá um sistema de luz e sombra chamado Enlightenz. Ele fará com que as partidas comecem com um determinado ponto de luz, e terminem com outro, fazendo com que isso torne o game ainda mais real.

Novas lendas chegarão em breve

PES 2019 terá um leque ainda maior de jogadores lendários. Como já revelado antes, o game terá o retorno de craques como Romário e David Beckham. E este por sua vez é uma das grandes estrelas da nova versão do game, sendo todo remodelado em 3D dos pés a cabeça (literalmente), já que o inglês terá uma chuteira especial que foi autorizada pela própria forncedora de materiais esportivo.

David Beckham é um dos craques lendários de PES 2019 — Foto: Divulgação/Konami David Beckham é um dos craques lendários de PES 2019 — Foto: Divulgação/Konami

David Beckham é um dos craques lendários de PES 2019 — Foto: Divulgação/Konami

E em relação a futuros craques que chegarão ao PES 2019, André comentou: Sobre as lendas, teremos mais atletas e jogadores brasileiros ao longo dos próximos meses. Não posso dizer exatamente quando chegarão, pois depende muito da nossa campanha de marketing e também do jogador. Mas sim, teremos mais jogadores brasileiros entre as lendas".

Times brasileiros e estádios nacionais

A famosa dúvida dos jogadores brasileiros é se PES 2019 terá os clubes nacionais. André confirmou a presença deles, mas o licenciamento de seus atletas ainda depende de outros fatores. "Sobre os times, nós teremos os clubes brasileiros esse ano e estamos trabalhando duro para ter o direito de imagem dos jogadores. São mais de 300 atletas da série A do Brasileirão e nós estamos fazendo o trabalho de ir de um a um atrás disso".

André Bronzoni, gerente de marca de PES na América — Foto: Viviane Werneck / TechTudo André Bronzoni, gerente de marca de PES na América — Foto: Viviane Werneck / TechTudo

André Bronzoni, gerente de marca de PES na América — Foto: Viviane Werneck / TechTudo

Já sobre os estádios, o gerente da marca confirmou algumas arenas e deixou em aberta a possiblidade de novas inclusões muito em breve. "Nós temos estádios exclusivos, como Camp Nou, do Barcelona e o Allianz Parque do Palmeiras, no total são mais de 40 em PES 2019. Em breve podemos ter novidades".

André também falou sobre a importância que os estádios nacionais representam para a empresa. "Estádios no Brasil nós já temos em torno de sete, diversos são exclsuvios, como Morumbi, Vila Belmiro e Alianz Parque. E são exclusivos não apenas porque temos uma parceria com esses clubes, mas porque nosso concorrente não dá muita bola e a gente acha muito interessante, pois esse é o país do futebol".

MyClub e LIga Master

Os principais modos de jogo de PES 2019 também receberão novidades. Em MyClub, o sistema de aquisição de jogadores será totalmente diferente. "MyClub não terá mais o sistema de bolas pretas para encontrar jogadores lendários, etc. Não vai ser mais um sistema de "sorte" vai ser um de aquisição direta com agentes, mas que ainda não podem ser revelados mais detalhes", disse André.

PES 2019 — Foto: Divulgação PES 2019 — Foto: Divulgação

PES 2019 — Foto: Divulgação

Já a Liga Master, promete trazer mais realismo em relação às contrações de novos jogadores para o seu elenco. "Esse ano começamos uma mudança brusca, como no sistema de transferência. Por exemplo, você que controla um time pequeno não vai conseguir contratar um astro pro seu time logo de cara. Vai precisar trabalhar primeiro ambos os lados, tanto do time quanto do jogador que é o seu alvo. Os preços também estão mais equilibrados pra fazer um mercado mais realista", explicou o gerente da marca.

FIFA ou PES, qual é o melhor jogo de futebol? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo